Como acionar um sinistro?
Passo a Passo
Você deve comunicar um sinistro nos casos de morte, invalidez, entre outros, conforme cláusulas contratadas e condições gerais. Veja o passo a passo para avisar um sinistro de vida:
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1 - Entre em contato com a Porto Seguro.
Você pode fazer o Aviso de Sinistro diretamente pela internet ou por telefone.
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2 - Providencie os documentos necessários.
Para a análise do sinistro, você precisará enviar para a Porto Seguro cópias de seus documentos pessoais e alguns formulários que comprovem o que aconteceu. Confira aqui a lista dos documentos que poderão ser solicitados:
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3 - Acompanhe a análise do sinistro.
Após a abertura do sinistro, a Porto Seguro irá entrar em contato por SMS ou e-mail para informar a respeito do andamento da aprovação e liberação da indenização. Você também pode acompanhar esse processo diretamente pelo site.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do segurado.
- Cópia autenticada da Carteira Profissional de Trabalho das páginas de identificação, último registro com a devida baixa do vínculo empregatício e da página seguinte a mesma.
- Cópia autenticada da rescisão de contrato de Trabalho.
- Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
* Em caso de pagamento ao estipulante, deverá ser apresentado termo de cessão de direitos elaborado pelo responsável financeiro a favor da Instituição.
Caso o custeador seja pessoa física:
- Original do Aviso de Sinistro devidamente preenchido pelo reclamante.
- Cópia autenticada da certidão de óbito.
- Originais dos comprovantes das despesas com o funeral.
- Cópia simples do CPF e RG do falecido.
- Cópia simples do CPF, RG e comprovante de residência do custeador das despesas com o funeral.
- Original da autorização para crédito em conta corrente em nome do custeador (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
Caso o custeador seja pessoa jurídica:
- Cópia simples do cartão do CNPJ do estipulante.
- Cópias simples dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato social, em caso de termo de cessão à empresa.
- Original da autorização para crédito em conta corrente em nome do custeador (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
Caso o custeador seja pessoa física:
- Original do Aviso de Sinistro devidamente preenchido pelo reclamante.
- Cópia autenticada da certidão de óbito.
- Originais dos comprovantes das despesas com o funeral.
- Cópia simples do CPF e RG do falecido.
- Cópia simples do CPF, RG e comprovante de residência do custeador das despesas com o funeral.
- Original da autorização para crédito em conta corrente em nome do custeador (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
Caso o custeador seja pessoa jurídica:
- Cópia simples do cartão do CNPJ do estipulante.
- Cópias simples dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato social, em caso de termo de cessão à empresa.
- Original da autorização para crédito em conta corrente em nome do custeador (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
- Aviso de Sinistro Morte Natural.
- Cópia autenticada da certidão de óbito.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do falecido.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do reclamante do sinistro (exemplo: cônjuge, companheira, pais, filhos, etc.).
- Cópia simples do contrato de Prestação de Serviços.
- Cópia simples do contrato de adesão.
- Original de documento oficial (exemplo: extrato) com descrição das parcelas, valor do bem e saldo devedor.
- Cópia do cartão do CNPJ do estipulante.
- Cópia do estatuto ou contrato social e respectivas alterações.
- Cópia dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato social.
- Original da declaração de únicos herdeiros (confira o modelo).
- Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
- Aviso de Sinistro Morte Acidental.
- Cópia autenticada da certidão de óbito.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do falecido.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do "reclamante" do sinistro (exemplo: cônjuge, companheira, pais, filhos, etc.).
- Cópia simples da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), se for o caso.
- Cópia simples do boletim de ocorrência policial.
- Cópia simples do laudo de exame necroscópico elaborado pelo IML, se houver.
- Cópia simples da CNH do falecido se tratar de acidente automobilístico em que tenha sido condutor do veículo.
- Cópia simples do contrato de prestação de serviços.
- Cópia simples do contrato de adesão.
- Original de documento oficial (exemplo: extrato) com descrição das parcelas, valor do bem e saldo devedor.
- Cópia do cartão do CNPJ do estipulante.
- Cópia do estatuto ou contrato social e respectivas alterações.
- Cópia dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato social
- Original da declaração de únicos herdeiros (confira o modelo).
- Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
2. Caso o segurado(a) tenha companheira(o) reconhecida(o) no órgão previdenciário, deverá ser enviado o respectivo documento que comprove tal vínculo marital e escritura pública de declaração informando quanto tempo o companheiro(a) conviveu maritalmente com o(a) segurado(a) e se essa união perdurou até o falecimento do mesmo.
- Aviso de Sinistro Invalidez por Acidente.
- Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do segurado.
- Cópia Simples da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), se for o caso.
- Original do atestado de alta médica definitiva, informando as sequelas deixadas pelo acidente, discriminando cada órgão ou membros lesados, inclusive o percentual.
- Originais dos resultados de todos os exames realizados pelo segurado.
- Cópia simples do boletim de ocorrência policial, se for o caso.
- Cópia simples da CNH do segurado quando se tratar de acidente automobilístico em que o mesmo tenha sido o condutor do veículo.
- Cópia simples do contrato de prestação de serviços.
- Cópia simples do contrato de adesão.
- Original de documento oficial (exemplo: extrato) com descrição das parcelas, valor do bem e saldo devedor.
- Cópia do cartão do CNPJ do estipulante.
- Cópia do estatuto ou contrato social e respectivas alterações.
- Cópia dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato social.
- Original da autorização para crédito em conta, no caso de indenização (confira o modelo).
- Registro de informações cadastrais - pessoa física.
- Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
Informações para abrir um sinistro do Seguro Obrigatório DPVAT.
Seguro obrigatório DPVAT
O Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro obrigatório que indeniza todas as vítimas de acidentes no trânsito nos casos de morte e invalidez permanente total ou parcial, além de garantir o reembolso das despesas médicas e hospitalares.
Esse seguro é administrado pela Seguradora Líder, responsável pelos atendimentos. Para fazer a solicitação, é necessário apresentar uma série de documentos e formulários. Acesse os arquivos abaixo para conferir a lista completa com os documentos específicos obrigatórios em cada situação:
Despesas com Assistência Médica e Suplementares (DAMS)Invalidez
Morte
Outros formulários estão disponíveis no site da Seguradora Líder.
Telefone de atendimento - Seguradora Líder