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Siga o passo a passo em caso de sinistro

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Separe os documentos necessários

Para a análise do sinistro, você precisará enviar para a Porto Seguro cópias dos seus documentos pessoais e alguns formulários que comprovem o que aconteceu.


Confira a lista dos documentos que poderão ser solicitados.

2

Escolha a melhor forma para entregar

Oferecemos 2 opções para você encaminhar sua documentação:


- on-line: envie os arquivos para o e-mail: sinistro.vida@portoseguro.com.br


- presencial: entregue os documentos físicos em uma de nossas Sucursais.


* Devido a pandemia do Coronavírus, o atendimento nas Sucursais está restrito e os documentos devem ser enviados por e-mail.

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Confira o processo de validação

Documentos enviados por e-mail: você recebe uma mensagem confirmando a entrega e informando os prazos de análise.


Documentos entregues de forma física: após chegar na área responsável, o Corretor recebe um e-mail sobre a abertura do seu sinistro.


Lembre-se de verificar a caixa de spam do seu e-mail.

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Acompanhe a análise do sinistro

Em caso de indenização, seu Corretor receberá um e-mail com todas as informações.


Na falta de documentos ou recusa do sinistro, você e o Corretor recebem um e-mail de aviso.

Desemprego

* Em caso de pagamento ao estipulante, deverá ser apresentado termo de cessão de direitos elaborado pelo responsável financeiro a favor da Instituição.

Reembolso das Despesas com Funeral

Caso o custeador seja pessoa física:

Caso o custeador seja pessoa jurídica:

Caso o custeador seja pessoa física:

Caso o custeador seja pessoa jurídica:

Morte Natural
  • Aviso de Sinistro Morte Natural.
  • Cópia autenticada da certidão de óbito.
  • Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do falecido.
  • Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do reclamante do sinistro (exemplo: cônjuge, companheira, pais, filhos, etc.).
  • Cópia simples do contrato de Prestação de Serviços.
  • Cópia simples do contrato de adesão.
  • Original de documento oficial (exemplo: extrato) com descrição das parcelas, valor do bem e saldo devedor.
  • Cópia do cartão do CNPJ do estipulante.
  • Cópia do estatuto ou contrato social e respectivas alterações.
  • Cópia dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato social.
  • Original da declaração de únicos herdeiros (confira o modelo).
  • Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - pessoa física.
  • Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.
Morte Acidental
  • Aviso de Sinistro Morte Acidental.
  • Cópia autenticada da certidão de óbito.
  • Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do falecido.
  • Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do "reclamante" do sinistro (exemplo: cônjuge, companheira, pais, filhos, etc.).
  • Cópia simples da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), se for o caso.
  • Cópia simples do boletim de ocorrência policial.
  • Cópia simples do laudo de exame necroscópico elaborado pelo IML, se houver.
  • Cópia simples da CNH do falecido se tratar de acidente automobilístico em que tenha sido condutor do veículo.
  • Cópia simples do contrato de prestação de serviços.
  • Cópia simples do contrato de adesão.
  • Original de documento oficial (exemplo: extrato) com descrição das parcelas, valor do bem e saldo devedor.
  • Cópia do cartão do CNPJ do estipulante.
  • Cópia do estatuto ou contrato social e respectivas alterações.
  • Cópia dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato social
  • Original da declaração de únicos herdeiros (confira o modelo).
  • Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - pessoa física.
  • Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.

2. Caso o segurado(a) tenha companheira(o) reconhecida(o) no órgão previdenciário, deverá ser enviado o respectivo documento que comprove tal vínculo marital e escritura pública de declaração informando quanto tempo o companheiro(a) conviveu maritalmente com o(a) segurado(a) e se essa união perdurou até o falecimento do mesmo.

Invalidez Permanente Total por Acidente
  • Aviso de Sinistro Invalidez por Acidente.
  • Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do segurado.
  • Cópia Simples da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), se for o caso.
  • Original do atestado de alta médica definitiva, informando as sequelas deixadas pelo acidente, discriminando cada órgão ou membros lesados, inclusive o percentual.
  • Originais dos resultados de todos os exames realizados pelo segurado.
  • Cópia simples do boletim de ocorrência policial, se for o caso.
  • Cópia simples da CNH do segurado quando se tratar de acidente automobilístico em que o mesmo tenha sido o condutor do veículo.
  • Cópia simples do contrato de prestação de serviços.
  • Cópia simples do contrato de adesão.
  • Original de documento oficial (exemplo: extrato) com descrição das parcelas, valor do bem e saldo devedor.
  • Cópia do cartão do CNPJ do estipulante.
  • Cópia do estatuto ou contrato social e respectivas alterações.
  • Cópia dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato social.
  • Original da autorização para crédito em conta, no caso de indenização (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - pessoa física.
  • Registro de informações cadastrais - pessoa jurídica.

Não havendo hospital ou clínica próximo do segurado, a Assistência 24h irá autorizar o atendimento de forma particular e informará senha de autorização para solicitação de reembolso. Nesse atendimento, as despesas deverão ser pagas integralmente pelo segurado ou responsável e posteriormente deverão ser submetidas à análise da Assistência 24h para reembolso. A falta de contato prévio com a Assistência 24h implicará na não organização do atendimento ou na negativa do reembolso.

Você quer saber como abrir um sinistro do Seguro Obrigatório DPVAT?

Seguro obrigatório DPVAT

O Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro obrigatório que indeniza todas as vítimas de acidentes no trânsito nos casos de morte e invalidez permanente total ou parcial, além de garantir o reembolso das despesas médicas e hospitalares.

Esse seguro é administrado pela Seguradora Líder, responsável pelos atendimentos. Para fazer a solicitação, é necessário apresentar uma série de documentos e formulários. Acesse os arquivos abaixo para conferir a lista completa com os documentos específicos obrigatórios em cada situação:

Despesas com Assistência Médica e Suplementares (DAMS)
Invalidez
Morte

Outros formulários estão disponíveis no site da Seguradora Líder.

Telefone de atendimento - Seguradora Líder

0800 022 12 04