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Como acionar um sinistro?

Central de Atendimento Porto Seguro Vida e Assistência Funeral

11 3366 3377

Grande São Paulo.

0800 727 9393

Demais localidades.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.

Passo a passo

Nesta página você encontra informações sobre o Aviso de Sinistro para o Seguro de Vida Pequenas e Médias Empresas e Vida em Grupo.

  • 1 - Entre em contato com a Porto Seguro.

    Você deve comunicar um sinistro em casos de acidentes, falecimento, doenças, despesas médicas, entre outros, conforme cláusulas contratadas e especificadas nas Condições Gerais do produto. Acesse o Sinistro On-line e faça o Aviso de Sinistro de maneira fácil e ágil.

  • 2 - Providencie os documentos necessários.

    Para a análise do sinistro, você precisará enviar para a Porto Seguro cópias de seus documentos pessoais e alguns formulários que comprovem o que aconteceu. Confira aqui a lista dos documentos que poderão ser solicitados:

  • 3 - Acompanhe a análise do sinistro.

    Após a abertura do sinistro, a Porto Seguro irá entrar em contato por SMS ou e-mail para informar a respeito do andamento da aprovação e liberação da indenização. Você também pode acompanhar esse processo diretamente pelo site.

Acompanhar um Sinistro
Morte Natural
  • Aviso de Sinistro Morte Natural (A relação de documentos específicos está no formulário)
  • Cópia simples da certidão de casamento com data atualizada, extraída após o óbito, com averbações, juntamente com RG e CPF do falecido.
  • Original da declaração de únicos herdeiros (confira o modelo).
  • Original da autorização para crédito em conta corrente em nome do custeador (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Física.
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Jurídica.
Morte do Segurado Dependente (cônjuge ou filho)
  • Cópia simples do comprovante de vínculo empregatício do segurado, no mês do evento, tais como: relação de FGTS onde conste o nome do segurado, holerite ou ficha de rescisão contratual.
  • Cópia autenticada da certidão de óbito.
  • Cópia simples da certidão de nascimento (no caso de segurado dependente filho).
  • Cópia simples da certidão de casamento, atualizada, extraída após o óbito com averbações (no caso de segurado dependente cônjuge).
  • Cópia simples do CPF, RG e comprovante de residência do segurado principal e do segurado dependente.
  • Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Física.
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Jurídica.

 

* Caso o segurado(a) tenha companheira(o) reconhecida(o) no órgão previdenciário, deverá ser enviado o respectivo documento que comprove tal vínculo marital e Escritura Pública de Declaração informando quanto tempo o companheiro(a) conviveu maritalmente e se essa união perdurou até o falecimento do segurado(a).

Morte Acidental
  • Original do Aviso de Sinistro, preenchido pelo estipulante e pelo beneficiário no campo “Informação do Segurado” em caso de acidente (A relação de documentos específicos está no formulário).
  • Original da declaração de únicos herdeiros (confira o modelo).
  • Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Física.
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Jurídica.

 

* Caso o segurado(a) tenha companheira(o) reconhecida(o) no órgão previdenciário, deverá ser enviado o respectivo documento que comprove tal vínculo marital e Escritura Pública de Declaração informando quanto tempo o companheiro(a) conviveu maritalmente e se essa união perdurou até o falecimento do(a) segurado(a).

Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente
  • Aviso de Sinistro Invalidez por Acidente (A relação de documentos específicos está no formulário).
  • Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Física.
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Jurídica.

 

* Caso o segurado(a) tenha companheira(o) reconhecida(o) no órgão previdenciário, deverá ser enviado o respectivo documento que comprove tal vínculo marital e Escritura Pública de Declaração informando quanto tempo o companheiro(a) conviveu maritalmente e se essa união perdurou até o falecimento do(a) segurado(a).

Antecipação Especial por Doença
  • Aviso de Sinistro Antecipação Especial por Doença / Invalidez Funcional por Doença / Invalidez por Doença/ILPD.
  • Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Física.
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Jurídica.

 

* Caso o segurado(a) tenha companheira(o) reconhecida(o) no órgão previdenciário, deverá ser enviado o respectivo documento que comprove tal vínculo marital e Escritura Pública de Declaração informando quanto tempo o companheiro(a) conviveu maritalmente e se essa união perdurou até o falecimento do(a) segurado(a).

Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas (DMHO)
  • Cópia simples do comprovante de vínculo empregatício do segurado, (no mês do evento) tais como: relação de FGTS onde conste o nome do segurado com o holerite ou ficha de rescisão contratual.
  • Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do segurado.
  • Originais de todos os comprovantes de despesas médicas, odontológicas e hospitalares, tais como: receituários, recibos e notas fiscais.
  • Originais dos resultados de todos os exames realizados pelo segurado.
  • Cópia simples da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), se for o caso.
  • Cópia simples do boletim de ocorrência Policial, se for o caso.
  • Cópia simples CNH do Segurado,quando se tratar de acidente automobilístico em que o segurado tenha sido o condutor do veículo.
  • Cópia simples do cartão CNPJ do estipulante, em caso de cessão de direito à empresa.
  • Original do termo de cessão de direito (confira o modelo).
  • Cópia simples do estatuto ou contrato Social e respectivas alterações, em caso de termo de cessão à empresa.
  • Cópias simples dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato Social, em caso de termo de cessão à empresa.
  • Original da autorização para crédito em conta, no caso de indenização (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Física.
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Jurídica.
Renda por Incapacidade Temporária (RIT)
  • Aviso de Sinistro Diárias de Incapacidade Temporária.
  • Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Física.
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Jurídica.

 

* Para efeito de prova da incapacidade temporária, a Seguradora poderá solicitar atestado médico ou documentos emitidos pela Previdência Social.

Desemprego
  • Cópia simples do RG, CPF e comprovante de residência do segurado.
  • Cópia autenticada da Carteira Profissional de Trabalho das páginas de identificação, último registro com a devida baixa do vínculo empregatício e da página seguinte a mesma.
  • Cópia autenticada da rescisão de contrato de trabalho.
  • Original da autorização para crédito em conta no caso de indenização (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Física.
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Jurídica.

 

* Em caso de pagamento para o Estipulante, deverá ser apresentado termo de cessão de direitos elaborado pelo responsável financeiro a favor da Instituição.

Reembolso das Despesas com Funeral

Caso o custeador seja pessoa física:

  • Original do aviso de sinistro devidamente preenchido pelo reclamante.
  • Cópia autenticada da certidão de óbito.
  • Originais dos comprovantes das despesas com o funeral.
  • Cópia simples do CPF e RG do falecido.
  • Cópia simples do CPF, RG e comprovante de residência do custeador das despesas com o funeral.
  • Original da autorização para crédito em conta corrente em nome do custeador (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Física.

Caso o custeador seja pessoa jurídica:

  • Cópia simples do cartão do CNPJ do estipulante.
  • Cópias simples dos CPFs dos administradores constantes no referido estatuto ou contrato social, em caso de termo de cessão à empresa.
  • Original da autorização para crédito em conta corrente em nome do custeador (confira o modelo).
  • Registro de informações cadastrais - Pessoa Jurídica.

Perguntas Frequentes