Sua sessão está sendo encerrada

    Pronto! Solicitação registrada com sucesso.
    Entraremos em contato em breve.
    Entendi

    Cuidados para a saúde dos colaboradores da sua empresa

    Os temas saúde ocupacional e segurança no trabalho merecem uma atenção especial das empresas, pois, além de precisarem atender a normas regulamentadoras e exigências da legislação trabalhista, cuidar da saúde e segurança no ambiente de trabalho está diretamente ligado à melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, prevenindo acidentes e contribuindo para a diminuição do absenteísmo e aumento da produtividade.

    A Porto Seguro oferece pacotes personalizados para atender as necessidades de Saúde Ocupacional da sua empresa, contando com um sistema 100% on-line, que proporciona mais autonomia e praticidade no gerenciamento das informações, preparado para atender às determinações do eSocial.

    Conheça os serviços, selecione os mais adequados a sua empresa e solicite uma proposta

    Saúde Ocupacional

    Na área de Saúde Ocupacional, a Porto Seguro oferece as seguintes opções:

    Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – NR 7

    Programa obrigatório para todas as empresas com funcionários registrados. Possui caráter preventivo e contempla as ações de saúde para monitoramento dos trabalhadores com base nos riscos identificados no ambiente de trabalho. Além disso, tem como objetivo o rastreamento e o diagnóstico precoce dos possíveis agravos à saúde dos colaboradores, com foco na promoção e manutenção da saúde.

    Programa de Conservação Auditiva (PCA) – NR 7 e NR 9

    Programa que visa prevenir e identificar o desencadeamento ou agravamento das perdas auditivas ocupacionais, causadas pela exposição a níveis sonoros elevados, tendo como prioridade o acompanhamento e o diagnóstico precoce. Além disso, no programa estão descritas as ações que as empresas devem tomar para evitar danos à audição dos trabalhadores.

    Fator Acidentário de Prevenção (FAP)/Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP)

    Acompanhamento e gestão técnica especializada dos afastamentos médicos previdenciários, identificando os casos de conversão de benefício previdenciário (B-31) para acidentário (B-91). Entre outras vantagens está a possibilidade de traçar um panorama gerencial, com informações substanciais de retorno financeiro para a empresa ao atuar sobre o FAP.

    Segurança no Trabalho

    Para a área de Segurança no Trabalho a Porto Seguro disponibiliza os seguintes serviços:

    Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) – NR 9

    Obrigatório pelas leis trabalhistas, tem como objetivo analisar os riscos ambientais físicos, químicos e biológicos do local de trabalho, estabelecendo medidas para sua eliminação, redução e controle, preservando a saúde e a integridade física dos colaboradores.

    Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)

    Documento previdenciário que tem por objetivo informar o histórico do trabalhador durante seu período laboral, relacionando os riscos aos quais o mesmo estava exposto, para fins de aposentadoria especial.

    Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – NR 5

    Formada por funcionários da empresa, tem como objetivos proporcionar um ambiente mais seguro e saudável a todos os colaboradores, analisar os acidentes do trabalho, identificar riscos, elaborar o Mapa de Risco e promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), entre outras atividades internas.

    Entre os treinamentos, destacam-se os de CIPA (além da sua implantação e participação de reuniões mensais); Brigada de Incêndio (NR-23); Trabalho em Altura (NR-35); Riscos Elétricos (NR-10); Uso de EPI’s (NR-6); Ergonomia (NR-17); entre outros.

    Laudos

    • Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT)
    • Laudo de Insalubridade
    • Laudo de Periculosidade
    • Laudo Elétrico (NR-10)
    • Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas (SPDA)
    • Relatório de Acessibilidade
    • Relatório de Ruído Externo (NBR 10156)
    • Relatório de Iluminamento
    • Outros.

    Análise Ergonômica

    A Porto Seguro oferece serviços em Ergonomia para atender as necessidades da sua empresa:

    A Análise Ergonômica tem como foco avaliar o potencial de doenças relacionadas à repetitividade, postura, força física e condições do ambiente de trabalho. Contempla tanto os aspectos biomecânicos quanto os aspectos organizacionais do trabalho, com o objetivo de mapear os pontos de desconformidades ergonômicas de acordo com a NR-17.

    Pode ser realizada e contratada nas seguintes categorias:

    • Análise Ergonômica Administrativa;
    • Análise Ergonômica Operacional;
    • Análise Ergonômica Individual;
    • Análise Ergonômica Call Center.

    Ambulatório

    Tudo o que a empresa necessita para a implantação e gestão de ambulatório médico:

    Serviços e assessoria para implantação de ambulatório médico ocupacional e/ou assistencial, desde a contratação de profissionais especializados, recursos e medicamentos até a análise das instalações físicas, orientação de melhorias, assessoria para montagem e regularização de documentações perante os órgãos legais.

    Perícias

    Orientação, análise e acompanhamento de perícias:

    Faz parte do escopo de trabalho: análise do processo, elaboração de quesitos, acompanhamento da diligência pericial, elaboração de laudo, análise do laudo elaborado pelo perito judicial e eventuais impugnações.

    As perícias podem ser: Médicas, Engenharia (envolvem insalubridade e periculosidade) e Mistas (envolvem questões médicas e de engenharia).

    Promoção da Saúde

    Ações para a promoção da saúde e qualidade de vida dos seus funcionários:

    As ações têm o objetivo de induzir a comportamentos e hábitos de vida mais saudáveis, que possam resultar em benefícios individuais e coletivos.

    São oferecidas as seguintes atividades:

    • Ginástica Laboral
    • Bioimpedância
    • Palestras (mais de 60 temas disponíveis)
    • Screening
    • Programa de Combate ao Sedentarismo
    • Programa de Alimentação Saudável
    • Programa de Gerenciamento do Estresse
    • Programa de Combate ao Tabagismo
    • Eventos
    • Treinamentos
    • Campanhas
    Solicitar proposta

    Perguntas Frequentes

    O que é CIPA? É obrigatória?

    A sigla CIPA significa "Comissão Interna de Prevenção de Acidentes" e é composta por um grupo de representantes da empresa que tem o objetivo de zelar pela saúde dos funcionários. A CIPA é obrigatória em todas as empresas que tenham funcionários CLT, independentemente da quantidade de colaboradores e do grau de risco a que estão expostos.

    Como funcionam os Programas de Promoção da Saúde?

    Os Programas são realizados dentro das unidades Portomed e o tratamento é feito por equipes especializadas no assunto. Além da equipe médica, os participantes também são acompanhados por meio de contato telefônico, a fim de assegurar o sucesso em seu tratamento. Para participar, basta que o segurado entre em contato com o Núcleo de Programa de Promoção da Saúde. 

    Devo enviar informações de Saúde Ocupacional para o eSocial?

    Sim. As informações de SST (Saúde e Segurança do Trabalhador) passarão a ser exigidas na 5ª fase do eSocial, que acontece em janeiro de 2019. No entanto, os documentos devem estar em dia, o quanto antes, pois muitas empresas ainda não possuem o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e, dessa forma, não conseguirão transmitir os dados exigidos.

    O que é e como funciona o PCMSO?

    Trata-se do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional onde é emitido um documento que visa prevenir doenças ocupacionais e promover a saúde dos colaboradores. É obrigatório para todas as empresas que possuem funcionários  CLT, atendendo à Norma Regulamentadora (NR) 7.

    O que é e como funciona o PPRA?

    É o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais onde é emitido um documento que visa a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho. É obrigatório para todas as empresas que possuem empregados CLT, atendendo à Norma Regulamentadora (NR) 9.

    Condições Gerais

    Nesse documento você encontra informações importantes sobre os serviços de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho.

    CG - Porto Seguro Saúde Ocupacional - vigência 01/03/2019

    Download