Como faço para solicitar um reembolso?
As solicitações de reembolso são feitas de forma rápida e prática pelos canais de atendimento disponíveis:
Área do Cliente;
App Porto Seguro Saúde e Odonto.
Quais documentos preciso ter para solicitar reembolso?
Para agilizar o preenchimento, tenha em mãos toda a documentação necessária para cada tipo de procedimento.
Saiba como acompanhar solicitação de reembolso
Logo após a solicitação de reembolso, você pode fazer o acompanhamento
pelos nossos canais de atendimento.
Além disso, você receberá o status do procedimento via SMS.
Como faço para solicitar um reembolso?
Para agilizar o preenchimento, tenha em mãos toda a documentação necessária.
Área do Cliente
Basta acessar a Área do Cliente, fazer o login com seu CPF/CNPJ, escolher o produto “Saúde”/“Odonto” e clicar em “Todos os Meus Serviços”. Do lado esquerdo, você deve selecionar a opção “Simular Reembolso de Consulta” e pronto!
Para toda solicitação de reembolso acima de R$ 10 mil, você precisa enviar o formulário de reembolso. Você encontra essa opção em “Todos os Meus Serviços”. Do lado esquerdo, você deve selecionar a opção “Formulário de Reembolso”.
Aplicativo
Baixe o app “Porto Seguro Saúde e Odonto” e siga as 5 etapas:
- acesse o app;
- escolha o produto “Saúde”/“Odonto”;
- solicite reembolso;
- clique em “próximo passo”;
- preencha os campos, conforme as informações da Nota Fiscal/recibo.
Para toda solicitação de reembolso acima de R$ 10 mil, você precisa enviar o formulário de reembolso. Você encontra essa opção em “Solicite Reembolso”, depois em documentos obrigatórios clique em “próximo passo”. Agora faça solicitações superiores a R$10 mil e na sequência baixe o formulário.
Prazo de pagamento
De acordo com as normativas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o prazo de análise é de até 30 dias corridos. E para o cumprimento dos prazos citados abaixo, é necessário enviar toda a documentação, respeitando as coberturas e limites contratuais. Confira:
- Consulta médica: 5 dias úteis;
- Exames, terapias e atendimentos ambulatoriais: 5 dias úteis;
- Cirurgias, despesas hospitalares e internações: 15 dias úteis.
Quais documentos preciso ter para solicitar reembolso?
Não é necessário o envio dos documentos originais para o Porto Seguro Saúde, recomendamos que os guardem, em caso de solicitação. O documento original também deve ser guardado para ser usado na declaração de Imposto de Renda.
Consultas
- recibo (conter CPF do profissional) ou Nota Fiscal (com CNPJ da clínica ou CPF do profissional);
- data de atendimento;
- discriminação dos procedimentos realizados com datas e valores unitários;
- carimbo, assinatura e dados da pessoa que realizou o procedimento (nome/CRM/CPF/CNPJ/telefone).
Terapias e Procedimentos
- recibo (conter CPF do profissional) ou Nota Fiscal (com CNPJ da clínica ou CPF do profissional);
- data de atendimento;
- discriminação dos procedimentos realizados com datas e valores unitários;
- carimbo, assinatura e dados da pessoa que realizou o procedimento (nome/CRM/CPF/CNPJ/telefone).
Exames e atendimentos ambulatoriais
- recibo (conter CPF do profissional) ou Nota Fiscal (com CNPJ da clínica ou CPF do profissional);
- cópia do pedido/relatório médico para o procedimento, contendo CID (Código Internacional de Doenças);
- discriminação dos materiais/medicamentos e taxas com valores unitários e quantidades utilizadas;
- ficha pré-anestésica;
- carimbo, assinatura e dados da pessoa que realizou o procedimento (nome/CRM/CPF/CNPJ/telefone).
- em caso de acupuntura, além das documentações citadas, é necessário encaminhar o certificado de acupunturista reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) ou COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).
Cirurgias, internações e honorários médicos
- recibo (conter CPF do profissional) ou Nota Fiscal (com CNPJ da clínica ou CPF do profissional);
- data de atendimento;
- discriminação dos procedimentos feitos com datas e valores unitários;
- carimbo, assinatura e dados da pessoa que fez o procedimento (nome/CRM/CPF/CNPJ/telefone);
- identificação do grau de participação de cada profissional (cirurgia, anestesia, auxiliar 1, auxiliar 2, auxiliar 3 e instrumentação);
- período de internação, quantidade de visitas e datas;
- carimbo de quitação.
Despesas hospitalares (com senha e sem senha)
- discriminação dos materiais, medicamentos e taxas com valores unitários e quantidades utilizadas;
- cópia do relatório médico com CID (Código Internacional de Doenças);
- carimbo de pagamento;
- cópia do prontuário médico completo (apenas para as despesas hospitalares sem senha).
Quimioterapia e radioterapia
- senha de autorização;
- prescrição médica encaminhada pelo oncologista com os medicamentos checados pela enfermagem por sessão com data de validade;
- peso, altura e superfície corporal do paciente;
- estadiamento do tumor TNM e estágio agrupado (I, II, III ou IV) e ciclo atual da quimioterapia (1º, 2º, 3º, etc.);
- programação total de ciclos a serem realizados, doses pé/mm2 e caráter do atendimento (neoadjuvante ou paliativo).
Importante! Toda quimioterapia que for solicitada pela 1º vez deve ser acompanhada pelo exame anatomopatológico que comprove o diagnóstico, CID (Código Internacional de Doenças), bibliografia das medicações utilizadas e laudo de exames de imagem.
Remoção em ambulância
- relatório médico justificando a necessidade de remoção do paciente, contendo a data do evento, local de saída, destino e quilometragem percorrida.
Solicitações de reembolso superiores a R$ 10 mil (Normativa - RN 117)
- cópia do RG, CPF e comprovante de residência dos últimos 3 meses;
- preenchimento do formulário e dos campos de observação com os dados do titular da conta de pagamento, os itens de ocupação/cargo e inclusão dos documentos ao protocolo. O formulário está disponível na Área do Cliente.
Atenção! Independentemente do procedimento realizado, não serão aceitos como documentação comprobatória, os seguintes documentos: Cupom fiscal, recibos com rasuras ou sem informações do serviço prestado.
Prazo máximo para apresentar as documentações e pedir um reembolso
Para atendimentos em território nacional, você tem até 1 ano após a data do apoio. Em atendimentos no exterior, o prazo é de até 2 anos após a data da assistência.
Saiba como acompanhar solicitação de reembolso
É muito importante que as informações da conta bancária, celular e e-mails estejam atualizadas e, no momento da solicitação, confirme os dados para receber seu reembolso na data acordada.
Área do Cliente
Basta acessar a Área do Cliente, fazer o login com seu CPF/CNPJ, escolher o produto “Saúde”/“Odonto” e clicar em “Todos os Meus Serviços”. Do lado esquerdo, você deve selecionar “Consultar solicitações de reembolso”. Essa consulta, pode ser feita pela data do atendimento ou pelo número do protocolo.
Aplicativo
Baixe o app “Porto Seguro Saúde e Odonto” e siga as 5 etapas:
- acesse o app;
- escolha o produto “Saúde”/“Odonto”;
- solicite reembolso;
- clique em “próximo passo”;
- preencha os campos, conforme as informações da Nota Fiscal/recibo.
Nossos Canais de Atendimento
Nossos canais de autosserviços oferecem o apoio necessário na busca de prestadores para atendimento.
Disponível para Android e iOS
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importante
Sempre que precisar de ajuda profissional para consultas médicas, terapias, exames, internações eletivas ou até localizar prontos-socorros, acesse a nossa rede de prestadores.
Conheça os exemplos mais comuns praticados contra seguros do tipo saúde
- apresentar recibos de procedimentos não efetuados;
- emprestar o cartão do Porto Seguro Saúde a outra pessoa;
- realizar procedimentos não cobertos, identificados como consultas;
- incluir pessoas sem vínculo como dependentes;
- solicitar recibos em duplicidade ou parcelados para aumentar o valor do reembolso.
Agora, confira algumas dicas para evitar essas fraudes
- não permita que hospitais, clínicas, laboratórios ou profissionais solicitem o reembolso em seu próprio nome;
- revise seu recibo para evitar a inclusão de procedimentos não realizados;
- não assine formulários em branco, tipo procedimentos de consultas, exames, internações, entre outros;
- verifique os extratos de utilização.
Compromisso de Respeitar e Garantir a Privacidade
A PORTO SEGURO (aqui compreendida por todas as empresas pertencentes ao seu grupo econômico), tem o compromisso de respeitar e garantir a privacidade e a proteção dos dados pessoais dos titulares e, por isso, declara que o tratamento de dados pessoais se dá para o desempenho de suas atividades legais, observando a legislação aplicável sobre segurança da informação, privacidade e proteção de dados e demais normas setoriais ou gerais sobre o tema.
Coleta de Dados Pessoais
A coleta de dados pessoais pode ocorrer de diversas formas, como por exemplo: na cotação e/ou contratação de seus diversos produtos e serviços, utilizações do site e aplicativos, bem como nas interações com os diversos canais de comunicação, mas sempre respeitando os princípios de finalidade, adequação, necessidade, transparência, livre acesso, segurança, prevenção e não discriminação e obrigações legais.
Medidas Técnicas e Organizacionais de Segurança
A PORTO SEGURO implementará as medidas técnicas e organizacionais apropriadas para proteger os dados pessoais, levando em conta técnicas avançadas disponíveis, o contexto e as finalidades do tratamento. As medidas de segurança atenderão as (i) exigências das leis de proteção de dados; e (ii) medidas de segurança correspondentes com as boas práticas de mercado.
Armazenamento de Informação
Os dados pessoais serão, em regra, armazenados pelo tempo que perdurará a relação entre as partes. Entretanto, há situações em que esses dados deverão ser armazenados além do período de relacionamento e essas situações advêm de exigências legais e/ou regulatórias, ou quando for necessário para exercer direitos em processos judiciais ou administrativos.
Política de Privacidade
A PORTO SEGURO possui uma Política de Privacidade, a qual encontra-se disponível no seguinte endereço: www.portoseguro.com.br.
Perguntas Frequentes
Como é calculado o valor da solicitação de reembolso?
É usada uma tabela de referência do Porto Saúde, em que todos os procedimentos têm codificação específica e valor em CH (Coeficiente de Honorários).
A moeda, o coeficiente e o padrão do plano, informações definidas pela empresa contratante, também são utilizados para o cálculo. Esses dados são multiplicados, gerando um valor de cálculo prévio. Veja o exemplo:
CH x moeda x coeficiente x padrão = valor da prévia
O valor da prévia limita-se ao apresentado, ou seja, não poderá haver cálculos maiores que a quantia solicitada.
O que é o protocolo de reembolso?
É um código de números gerado ao final da solicitação de reembolso para identificação do processo de cada cliente.
Existe um limite de valor a ser reembolsado?
Sim, o valor pode variar de acordo com o plano contratado e o procedimento solicitado.
Vale lembrar que não serão realizados pagamentos superiores ao valor apresentado em nota/recibo.
Ex.: cliente possui valor de reembolso para consulta médica de R$ 100,00, mas apresentou nota/recibo de R$ 50,00. O valor de reembolso pago ao cliente é de R$ 50,00.
Em que situações posso solicitar reembolso?
É possível solicitar reembolso em todos os procedimentos que estejam cobertos pelo ROL da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e por contrato.
Vale lembrar que ROL é a listagem mínima obrigatória de consultas, exames, cirurgias e procedimentos que os planos de saúde devem oferecer aos seus clientes.
É importante também saber que nem todos os planos possuem serviço de reembolso. Por isso, antes de tentar realizar uma solicitação, verifique a disponibilidade do serviço no plano contratado.
Qualquer pessoa pode solicitar um reembolso?
Sim, desde que tenha em mãos os dados cadastrais e a documentação da pessoa titular da cobertura. No entanto, orientamos que apenas as pessoas do grupo familiar realizem a solicitação.
Como o processo é realizado na Área do Cliente ou pelo app Saúde e Odonto, será necessário o login e a senha de acesso. Seu Corretor de Seguro também pode solicitar o reembolso por meio do corretor on-line.
Vale lembrar que os reembolsos serão pagos apenas para as pessoas do grupo familiar do seu plano, maiores de 18 anos e que possuam uma conta-corrente.