Sua sessão está sendo encerrada

A Porto Seguro incentiva o voluntariado, promove ações nas comunidades do entorno das regiões onde atua e estimula a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia da empresa. As ações institucionais envolvem também iniciativas de educação ambiental e conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Programa de voluntariado

Promove diversas formas de atuação voluntária, seja individual ou coletiva, dentro ou fora do horário de expediente, com crianças, adultos ou idosos. Em 2018, as ações do Porto Voluntário impactaram cerca de 3 mil pessoas de 17 instituições diferentes. Entre as atividades, destacam-se os grupos de leitura, oficinas de informática e musicalização, passeios com crianças e troca de correspondências. Há também as ações temáticas, ligadas a campanhas de arrecadação de agasalhos ou brinquedos.

Horta comunitária

Uma das ações originadas do Programa Porto Voluntário foi a construção de uma horta comunitária. O objetivo é colaborar com o desenvolvimento das crianças assistidas pelas organizações apoiadas pelo Instituto Porto Seguro, além de incentivar o consumo de alimentos orgânicos como couve, alface, cebolinha, manjericão e alecrim. As crianças participam de todo o processo – da plantação à colheita – e ainda levam os alimentos para casa.

Associação Crescer Sempre

A Associação Crescer Sempre faz o atendimento a crianças em idade pré-escolar e que cursam o Ensio Médio na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo (SP). A Porto Seguro é parceira da iniciativa e contribui na capacitação profissional dos participantes. Em 2018, foram 28 turmas e 733 alunos atendidos por cursos profissionalizantes, além de 168 estudantes atendidos pelo Projeto Jovem Crescer.  

 

Reciclagem de resíduos sólidos

A Porto Seguro tem um Programa de Coleta Seletiva e reciclagem de resíduos, que são direcionados para empresas especializadas, cooperativas e projetos sociais. Esses locais encaminham os resíduos recicláveis diretamente para a indústria recicladora, gerando trabalho e renda, além de possibilitar a inclusão e transformação social. Em 2018, foram recicladas 252 toneladas (41,7%) de resíduos gerados na Matriz e nas Sucursais. 

Logística reversa

O trabalho de logística reversa tem como objetivo coletar e descartar corretamente materiais e equipamentos adquiridos para uso corporativo e que já não são utilizados. A empresa faz a gestão de materiais e busca reutilizar e reciclar itens como uniformes, camisetas, banners, mobiliários, computadores, equipamentos de informática, entre outros. Dessa maneira, a Porto Seguro valoriza a redução da produção de materiais e resíduos, contribuindo de maneira integral com a sustentabilidade. No primeiro semestre de 2019, foram reutilizados ou reciclados mais de 10 mil itens. 

Redução de consumo de água e energia elétrica

A Porto Seguro adota medidas práticas no dia a dia que permitem a redução do consumo de água e de energia. Algumas dessas iniciativas são: a instalação de dispositivos reguladores de vazão de água, horários fixos para ligar e desligar os equipamentos de ar condicionado e as luzes dos prédios, implantação de dispositivos de transformação de energia e capacitores para correção de potência, eliminando gastos excedentes de energia.

Economia de papel

Estratégias de boas práticas para redução de impressão, tanto no âmbito corporativo, por meio da utilização de impressoras com controle de acesso, quanto no âmbito de negócios (com a redução do tamanho da apólice e substituição de papel por documentos digitais). No primeiro semestre de 2019, diminuímos 24% das nossas impressões de papel, comparadas ao mesmo período de 2018.

Ar-condicionado ecológico

A maior parte dos equipamentos de ar-condicionado da empresa tem suas torres alimentadas por água de lençol freático. Dessa forma, apesar de exigir um maior tratamento químico para a operação, há economia de água potável.

Educação socioambiental corporativa

Somente em 2018, foram realizadas 42 ações que tiveram mais de 2 mil participações, abordando temáticas como consumo consciente, coleta seletiva, ecoeficiência de recursos hídricos e elétricos, semana de inovação, semana do trânsito, horta comunitária, entre outros.

Controle e redução de gases de efeito estufa

Desde 2012, a Porto Seguro realiza o inventário de emissões de gases de efeito estufa. O inventário de 2016 recebeu o selo prata, no qual garante que as informações para a publicação estão completas, informando a quantidade de toneladas de CO2 emitidas direta e indiretamente pela empresa.