Fique por dentro

Renova Ecopeças leva sua experiência de reciclagem automotiva para a Automec

   

Pioneira no segmento de reciclagem de peças automotivas, empresa completa três anos e triplica número de carros processados

A Renova Ecopeças, empresa do Grupo Porto Seguro pioneira em reciclagem automotiva, participa da 13ª edição da Automec com o seu conceito ambiental de desmontagem de carros, com foco no reaproveitamento de peças e na destinação correta dos veículos em final de vida útil. A empresa completa três anos de operação, com mais de 125 mil peças em estoque e cerca de 3 mil carros já desmontados.Em 2016, através da sua operação de reciclagem automotiva, a Renova evitou que mais de 7,5 milhões de kg de CO2 fossem emitidos, o equivalente ao que cerca de 14 mil árvores neutralizariam no meio ambiente durante toda as suas vidas.

Em seu estande, a Renova vai trazer um carro com um corte transversal, de modo que seja possível visualizar seu interior e parte de seu motor. O visitante que entrar no carro poderá fazer um tour para conhecer o processo da Renova, utilizando um óculos 3D e controlando o ângulo de visão do galpão da empresa em São Paulo.

“A Renova Ecopeças está completando 3 anos de existência com números bastante relevantes. Somente em 2016 foram quase 115 mil peças vendidas, 31 mil kg de vidros reciclados ou vendidos e mais de 3 milhões de kg de metal reciclado. Nossa participação na Automec reflete justamente esse momento da empresa e reforça nosso pioneirismo, o sucesso da operação e dos resultados alcançados”, afirma Fabio Frasson, superintendente da Renova Ecopeças.

Reaproveitamento de peças e reciclagem automotiva - A Renova Ecopeças impulsiona o segmento com um modelo sustentável e com controle rígido de rastreabilidade das peças. Com a lei do desmanche em vigor no estado de São Paulo, desde junho de 2014, a atividade de desmonte de carros passou a ser regulamentada, tornando a compra de peças de reuso mais segura para o cliente.

O modelo de operação da Renova inicia-se a partir da descontaminação dos carros e a retirada dos gases, sobras de combustível, óleos, líquido de arrefecimento e outros fluídos. Esse material é enviado para reciclagem, coletado por empresas especializadas, e reaproveitado em diversos segmentos e aplicações. Na etapa seguinte ocorre a desmontagem do automóvel, com a retirada das peças móveis de lataria, do motor, itens de segurança e demais componentes como rodas e pneus, tapeçaria, vidros, e finalmente, o recorte do monobloco.
 
Todas as peças são submetidas a uma triagem para classificação quanto à qualidade e condição de reaproveitamento. Elas são qualificadas em três categorias: A, B e C, sendo
que aquelas classificadas como A (em perfeito estado) e B (com pequenas avarias) recebem uma etiqueta que garante sua procedência, rastreabilidade e histórico, e então são comercializadas no balcão de vendas da Renova, teleatendimento ou pelo e-commerce.

Por sua vez, peças muito avariadas ou consideradas itens de segurança são classificadas na categoria C, sendo encaminhadas ao fabricante ou vendidas como sucata para serem processadas e transformadas em matéria prima. Todas elas recebem um selo de qualidade e são vendidas com documento fiscal eletrônico (NFe), garantindo maior confiança do cliente. O preço de uma peça na Renova é de 50% a 80% menor do que uma nova, variando conforme o modelo e sua condição.

SERVIÇO

  • AUTOMEC - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços
    (www.automecfeira.com.br)
    Estande: Rua G 180
    Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 | Água Funda – São Paulo – SP
    Dias: 25 a 29 de abril
    Horário: terça a sexta: 11h às 20h / sábado: 9h às 17h

Sobre a Renova Ecopeças

A Renova Ecopeças (www.renovaecopecas.com.br) é uma empresa do Grupo Porto Seguro pioneira na reciclagem e reaproveitamento de peças automotivas, reciclando os veículos irrecuperáveis da Porto Seguro, Azul e Itaú, que saem de circulação com baixa definitiva no Detran - livres de qualquer pendência financeira ou jurídica. A empresa oferece peças usadas com qualidade, garantia e baixo custo, e segue um rígido padrão de responsabilidade ambiental. Todas as peças são identificadas, submetidas a um sistema de rastreabilidade, que comprova sua procedência, com código serial próprio e nota fiscal. A comercialização das peças é feita no balcão de vendas ou pelo e-commerce, disponível para pessoa física e jurídica.