Fique por dentro

Simulador de trânsito inédito testa o comportamento dos motoristas paulistanos

2014-06-02 00:00:00.0
   

Até o dia 26 de junho, motoristas da cidade de São Paulo vão poder testar suas habilidades no trânsito em um simulador inédito no País. A ação é uma parceria entre a Porto Seguro, a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e a Lander, empresa espanhola especializada em equipamentos de simulação. A proposta é identificar as situações de risco dos motoristas e traçar um perfil desses condutores. O equipamento está instalado no Centro Automotivo Porto Seguro. Para participar o motorista precisa estar com a habilitação em dia e se inscrever no site da ANTP (informações abaixo). Os resultados dos testes serão utilizados em pesquisa de comportamento no trânsito organizada pela ANTP.


O simulador tem as características de um carro real, com três telas grandes, espelho retrovisor, pedais, câmbio, etc. A programação inclui exercícios em diferentes módulos, com testes de respeito aos limites de velocidade, utilização das setas (pisca-pisca) e ultrapassagem insegura ou proibida. O equipamento permite a sensação de lidar com situações reais como uma criança atravessando a rua em um momento inesperado, ladeiras íngremes e outros carros ao redor.
Há ainda a possibilidade de avaliar o desempenho dos motoristas em condições climáticas adversas e em trechos de via em declive, respeito à distância de segurança do veículo à frente e acesso à rodovia em velocidade. O condutor também vai responder a um questionário com informações pessoais, socioeconômicas e de valores e atitudes no trânsito. Após o fim dos exercícios, o participante recebe seu resultado na hora.


O simulador é de fabricação espanhola e foi desenvolvido pela Lander Simulation & Training Solutions, multinacional especializada na produção deste tipo de aparelho, já utilizado em treinamentos com condutores de ônibus, trens e metrô.


O apoio da Porto Seguro ao estudo da ANTP reforça outras iniciativas já promovidas pela empresa no contexto da educação e segurança no trânsito, como o Movimento Trânsito+Gentil, os cursos de Direção Segura e Direção Emocional, dicas de segurança à direção, apoio a motoristas – segurados ou não – em operações realizadas em parceria com concessionárias de rodovias no Sul e Sudeste, em feriados prolongados, entre outras.


Como se inscrever no teste do simulador:
Para participar, basta se inscrever pelo link: http://bit.ly/TBQ2Gx e preencher os campos com os dados solicitados. Será enviada a confirmação da inscrição no e-mail cadastrado. Somente podem participar motoristas portadores de CNH válida. A ANTP entrará em contato caso a data e/ou horário escolhidos estejam pré-reservados.

  
Quando: Os testes serão realizados até 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h (exceto feriados).
Local: Centro Automotivo Porto Seguro, na Av. Rio Branco, 1448, no Centro de São Paulo.