Fique por dentro

Seguro residencial minimiza prejuízos com danos elétricos

2013-06-04 00:00:00.0
   

Além de garantias para riscos como assaltos e arrastões, o Porto Seguro Residência possui uma cobertura opcional que garante danos elétricos. Dessa forma, o segurado minimiza prejuízos com equipamentos e instalações, causados por variações anormais de tensão, curtos-circuitos e até queda de raio. A apólice possui um custo médio anual de R$ 200,00.

 

Trata-se de uma garantia contra uma das causas mais comuns de danos elétricos, já que o Brasil é o país “campeão” de incidência de raios no mundo: por ano, o fenômeno é registrado cerca de 57,8 milhões de vezes, segundo o ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica), ligado ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

 

Os dados apontam ainda que as descargas elétricas são mais frequentes nas regiões Norte e Centro-Oeste do País. O prejuízo anual chega a R$ 1 bilhão. A cobertura para danos elétricos do seguro residencial da Porto Seguro pode ser solicitada para residências habituais e de veraneio, até o limite máximo de indenização contratado pelo cliente.

 

Edson Frizzarim, diretor de Ramos Elementares da Porto Seguro, explica que há quem deixe de investir na cobertura de danos elétricos por acreditar que outras garantias cobrem eventuais prejuízos com essas ocorrências. Quem mora em apartamentos, por exemplo, tende a crer que o seguro do condomínio já abrange essa garantia. “Nesse caso específico, a apólice cobre apenas os bens comuns. Por isso, é importante contar com garantias que assegurem o respaldo necessário para reaver equipamentos, aparelhos e instalações particulares danificadas”, afirma Frizzarim.

 

Sobre o Porto Seguro Residência

O seguro residencial da Porto Seguro atende às mais diversas necessidades de proteção patrimonial. Sua cobertura básica garante danos materiais causados por incêndio, explosão (onde quer que tenha se originado) e fumaça, provenientes de incêndio ocorrido fora do terreno onde se localiza o imóvel. Há também a cobertura opcional de subtração de bens, que garante eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos (inclusive notebook), entre outros bens, na ocorrência de roubo à residência segurada.

 

É possível também contratar coberturas para Impacto de Veículos terrestres e aéreos; Vendaval e Queda de Granizo; Quebra de Vidros (até mesmo espelhos e tampos de mesa); Responsabilidade Civil Familiar (cobre danos causados a terceiros pelo segurado, seu cônjuge, filhos, empregados ou animais domésticos sob sua responsabilidade); Escritório em Residência (Home Office); e Perda ou Pagamento de Aluguel (caso o imóvel fique inabitável em decorrência de sinistro coberto pela apólice).

 

O Porto Seguro Residência cobre a moradia do cliente e também pode ser contratado para casas de veraneio (inclusive em cidades litorâneas, chácaras, sítios ou fazendas). A modalidade veraneio conta com coberturas diferenciadas em relação ao seguro para residências habituais. “Com uma ampla gama de garantias, a apólice residencial atende às mais diversas necessidades de proteção patrimonial”, explica Edson Frizzarim.

 

As coberturas são válidas mesmo que a residência fique desabitada por até 90 dias (como nos períodos de férias), desde que a seguradora seja comunicada. A apólice também pode ser contratada para residências em condomínios fechados.

 

O seguro residencial da Porto Seguro oferece ainda uma gama de vantagens, que vão desde serviços residenciais diversos (disponíveis 24 horas por dia, conforme planos contratados pelo cliente) a Help Desk em Informática e Benefício Pet, que oferece consultas veterinárias gratuitas e descontos em serviços para cães e gatos dos segurados.