Fique por dentro

Seguro-fiança é garantia mais ampla em relação ao depósito

2013-08-08 00:00:00.0
   

Cada vez mais pessoas optam pelo seguro-fiança como meio de garantir os contratos de locação, residenciais e comerciais. No primeiro semestre, por exemplo, essas apólices movimentaram 22% a mais em prêmios, em comparação com igual período de 2012, conforme dados da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). De acordo com a Porto Seguro, que atua nesse mercado com o Porto Seguro Aluguel, o crescimento reflete a amplitude da garantia oferecida pelo seguro frente a outras modalidades, como a caução (depósito).

 

O diretor do Porto Seguro Aluguel, Edson Frizzarim, explica que, “na caução, o valor dos aluguéis pagos adiantados ao proprietário do imóvel – normalmente, relativo a dois ou três meses – pode não ser suficiente para cobrir todas as despesas, em uma eventual inadimplência ou em caso de danos ao imóvel”. E acrescenta que “o seguro-fiança, por sua vez, pode ser contratado por um valor que abranja esses e outros custos”.

 

Além da garantia básica para os aluguéis devidos pelo inquilino, o seguro-fiança da Porto Seguro possui coberturas que podem ser contratadas de forma adicional pelo segurado, conforme a sua necessidade: IPTU e despesas de condomínio, contas de água, luz e gás canalizado, multa por rescisão contratual, pintura interna e externa e danos ao imóvel são as garantias opcionais oferecidas pelo produto.

 

Outro diferencial da apólice frente a modalidades como o depósito são os serviços residenciais a que o cliente tem acesso. De acordo com o plano escolhido, o inquilino conta com atendimentos para: chaveiro, reparos hidráulicos e elétricos, desentupimento, substituição de telhas, serviços de telefonia, consertos de eletrodomésticos, limpeza de caixa d’água, vidraceiro, caça-vazamento, dedetização, assistência em antenas, instalações de itens diversos (prateleiras, persianas, trilhos, varão, ventilador de teto, etc.), limpeza de calhas e caixas d’água e help desk em informática.

 

Confira outras vantagens do Porto Seguro Aluguel:

 

Para inquilinos: substitui a necessidade de um fiador; possibilidade de parcelar o custo do seguro; descontos em transportadoras conveniadas, para fazer a mudança; consertos emergenciais e instalações 24 horas e gratuitos, que ajudam a manter o imóvel em ordem.

 

Para proprietários: garantia de recebimento dos aluguéis atrasados; opção de incluir coberturas adicionais, para despesas com multa por rescisão contratual, pintura interna e externa do imóvel, entre outras; garantia de mão de obra qualificada na execução dos serviços residenciais utilizados pelo inquilino.

 

Para imobiliárias: solução para clientes com dificuldade de encontrar fiador, o que garante a locação e os negócios da imobiliária; certeza de mais agilidade no dia a dia da empresa, já que a análise do cadastro do pretendente à locação é feita pela seguradora; garantia de recebimento em dia da taxa de administração, quando esta for cobrada.