Fique por dentro

Revisões periódicas garantem economia na manutenção do seu carro

2012-12-27 00:00:00.0
   

Calibrar os pneus, checar a suspensão e verificar o nível do óleo do motor são algumas das manutenções e revisões veiculares que precisam ser feitas periodicamente, para prolongar a vida útil do automóvel e evitar gastos excessivos com problemas imprevistos.

De acordo com os profissionais do Centro Automotivo Porto Seguro de Araras/SP (localizado à Av. Dona Renata, 3054 – Centro), o ideal é que esses reparos sejam feitos por pessoas e estabelecimentos qualificados.

“Um bom mecânico é sempre o profissional mais indicado para fazer as revisões de que o veículo necessita, mesmo as mais simples. Também é importante que o proprietário esteja atento às condições do local onde deixa o seu veículo”, comenta Marcelo Sebastião, diretor de Auto da Porto Seguro. “O conceito dos Centros Automotivos Porto Seguro vai ao encontro dessas duas necessidades: oferecer a assistência de profissionais qualificados e em um estabelecimento que se destaca por ser referência em seu ramo de atuação”, completa.

O Centro Automotivo Porto Seguro atende segurados Auto da Companhia, que contam com serviços gratuitos ou com condições especiais de pagamento; e também motoristas não segurados. Saiba mais sobre as principais revisões que devem ser feitas regularmente nos veículos:

Estepe – é preciso calibrá-los mensalmente. Informações sobre a calibragem correta dos estepes podem ser consultadas no manual do veículo.

Pneus – também precisam ser calibrados todos os meses. Já o rodízio dos pneus deve ser feito a cada 10 mil quilômetros rodados, durante o alinhamento e balanceamento do veículo.

Suspensão – deve ser revisada a cada 5 mil quilômetros. E os amortecedores, substituídos a cada 40 mil quilômetros.

Freios – o sistema de freios precisa de revisão a cada 5 mil quilômetros. Também é importante verificar o desgaste das peças mecânicas e hidráulicas.

Fluído de freio – também é importante estar atento aos cuidados com o reservatório do fluído de freio, que deve ser mantido bem fechado. Quando o nível do fluído de freio precisa ser completado constantemente, é sinal de que pode haver vazamento no sistema e até a possibilidade de perda do freio do carro. Vale lembrar ainda que o fluído de freio deve ser substituído a cada 12 meses ou quando o veículo completar cerca de 10 mil quilômetros rodados, a fim de evitar oxidação e outros danos ao sistema de vedação dos freios, o que pode provocar vazamentos.

Motor – a quilometragem de manutenção das correias, rolamentos e sistemas de arrefecimento varia conforme o modelo do veículo. A quilometragem da troca de cada veículo está expressa em seu manual. Consulte um profissional especializado que poderá realizar a verificação dos itens.

Óleo – o nível do óleo do motor precisa ser verificado semanalmente. A quilometragem de substituição do óleo e filtros varia entre 5 mil e 10 mil quilômetros, de acordo com as especificações do fabricante do automóvel.

Bateria – deve ser revisada a cada 6 meses, assim como a inspeção visual e a limpeza dos polos da bateria, para evitar o acúmulo de zinabre.

Direção – o alinhamento da direção precisa ser feito a cada 10 mil quilômetros e quando o carro passar por buracos ou chocar-se com guias.

Ao todo, a Porto Seguro possui mais de 140 Centros Automotivos próprios, em diversas regiões do País.

Serviço:

Centro Automotivo Porto Seguro – Araras (SP)
Endereço: Av. Dona Renata, 3054 – Centro
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, das 8h às 12h.
Informações: (19) 3541-9347
Confira outros endereços e mais informações: www.portoseguro.com.br/centroautomotivo