Fique por dentro

Porto Vias completa três anos auxiliando motoristas a evitarem o trânsito

04/03/2013
   

O Porto Vias, portal de trânsito da Porto Seguro que se destaca por apresentar, em tempo real, as condições de tráfego nas rotas inseridas no sistema, completa três anos. O serviço está disponível para os motoristas da grande São Paulo e do Rio de Janeiro, que contam com o apoio do portal para escaparem dos constantes congestionamentos. Ao todo, são mais de 120 mil usuários cadastrados nas duas regiões metropolitanas.

Rafael Caetano, gerente de Canais Eletrônicos da Porto Seguro, comenta que a finalidade do serviço é facilitar o dia a dia dos motoristas no trânsito, independentemente de serem ou não clientes da Companhia. “Por isso, incentivamos todos a cadastrarem seus caminhos para compararem, em tempo real, o trânsito dos diferentes trajetos entre dois pontos em apenas um clique. Dessa forma, também podemos aperfeiçoar constantemente o serviço”, explica.

Por meio do portal, é possível escolher as melhores opções de trajetos a partir das rotas pré-cadastradas pelos usuários. O sistema oferece informações referentes à quilometragem total de vias monitoradas (inclusive com a quantidade, em quilômetros, de vias com trânsito bom, regular ou ruim) e tempo estimado para percurso, além de permitir a visualização das condições de tráfego na rota selecionada.  A precisão no tempo indicado para o trajeto está entre os atributos mais aprovados pelos usuários.

Acesso via aplicativos

O Porto Vias também pode ser acessado via aplicativos para iPhone e Android e mais da metade dos usuários já possui o aplicativo instalado em seus celulares. Além de traçar rotas e verificar condições de trânsito, pelos aplicativos é possível consultar endereços de unidades dos Centros Automotivos Porto Seguro e escritórios da Porto Seguro (regionais e sucursais). Podem ainda receber alertas de rodízio, de acordo com o final da placa do veículo, e aproveitar uma série de outras funcionalidades.

Aplicativo para desktop

O Porto Vias conta também com um novo aplicativo (widget) para desktops (computadores e notebooks). O dispositivo alerta o usuário sobre qual o melhor momento para seguir um trajeto, levando em conta o tempo ou a melhor rota. Para baixar o aplicativo, basta acessar o site www.portovias.com.br.

Com o aplicativo, o usuário pode visualizar as rotas que já cadastrou no site e criar alertas determinando o tempo que pretende gastar para chegar ao seu destino. Por exemplo, se cadastrar que deseja ir de casa ao trabalho em 30 minutos, quando as condições de trânsito estiverem favoráveis o computador o avisará, por meio de um alarme, qual a hora de sair.

Como funciona

As informações disponibilizadas no Porto Vias são geradas a partir dos dados de velocidade e posicionamento captados de aproximadamente 400 mil veículos, todos equipados com rastreadores e pertencentes à frota segurada da Porto Seguro.

O uso do Porto Vias é livre para clientes e não clientes e a página oferece ainda outros serviços, como previsão do tempo e consulta das condições de trânsito em rodovias.