Fique por dentro

Porto Seguro lista dez dicas para evitar roubo e furto de veículos

2013-04-08 00:00:00.0
   

Para auxiliar os motoristas que convivem com o crescimento das ocorrências de roubo e furto de veículos no Grande ABC, a Porto Seguro reuniu dez principais dicas para prevenção desses incidentes, listadas abaixo.

Conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, só nos meses de janeiro e fevereiro foram registrados mais de 2.100 casos de automóveis roubados ou furtados nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Segundo o diretor de Auto da Porto Seguro, Marcelo Sebastião, “os problemas com roubo e furto de veículos são uma realidade, o que faz crescer a importância da prevenção”, afirma. “Trata-se de diminuir a probabilidade de problemas, a partir de orientações simples e da atenção dos motoristas”.

Confira as dicas da Porto Seguro:

1. Muitos ladrões estouram o vidro ou painel do carro para levar itens como CD/mp3 player, celular, bolsa, notebook e até cadeirinha infantil. Evite deixar objetos de valor à vista.

2. Roubos e furtos podem acontecer a qualquer momento, inclusive pela manhã. Fique atento, independentemente do horário.

3. Procure alternar seus trajetos, quando possível. E evite colocar em seu automóvel adesivos que identifiquem seus vínculos com faculdade, família, condomínio etc.

4. Com o automóvel parado, evite aguardar alguém com o motor ligado e ficar estacionado em ruas de pouco movimento.

5. Evite colocar ou retirar objetos do automóvel, com as crianças ainda dentro do veículo.

6. Ao estacionar, não é aconselhável ficar conversando dentro do veículo. A distração transforma as pessoas em vítimas fáceis.

7. Se o pneu furar em um local perigoso e ainda estiver em condições de rodar, continue a dirigir até encontrar um local seguro para parar. Caso tenha seguro, solicite a assistência da empresa.

8. À noite, em semáforos, fique atento ao retrovisor e mantenha o veículo a uma distância razoável do carro da frente, para facilitar a saída em caso de emergência. Películas para os vidros e equipamentos de segurança, como travas, rastreadores e alarmes, tendem a aumentar a sua segurança.

9. Evite deixar o veículo estacionado na rua, principalmente durante a madrugada.

10. Se abordado, mantenha a calma. Não hesite em entregar o veículo, pois mesmo que seja importante para você, sua vida e segurança devem ser colocados em primeiro lugar.