Fique por dentro

Guincho percorre BH e alerta para os riscos de usar o celular à direção

2012-11-02 00:00:00.0
   

Até 10 de novembro, um guincho personalizado do Porto Seguro Auto, com as letras SMS “acidentadas”, percorre as principais avenidas de Belo Horizonte (MG) para conscientizar os motoristas quanto aos perigos do uso indevido de aparelhos como celulares, smartphones e similares ao volante.

A ação integra outras iniciativas que vem sendo promovidas pelo Porto Seguro Auto com essa finalidade, como a veiculação de um vídeo que pode ser acessado na página oficial do movimento “Trânsito+gentil” e nos perfis da Porto Seguro nas redes sociais.

O vídeo mostra um motorista que, por uns poucos segundos, desvia a atenção do trânsito para responder a um SMS. Posteriormente, seus olhos são vendados pelo mesmo tempo em que permaneceu enviando a mensagem de texto e, dessa vez, ele fica “desesperado”.

Assim, o vídeo chama a atenção para práticas que, muitas vezes, “passam despercebidas”, mas que podem gerar distrações responsáveis por colisões, perda de controle da direção, entre outros incidentes. Ligar, enviar e ler mensagens ou acessar a internet enquanto se dirige são alguns exemplos de comportamentos abordados.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de celular e similares aumenta em até 400% o risco de acidentes no trânsito. No Brasil, esta é a quarta maior causa de tais ocorrências. Além disso, o uso desses aparelhos à direção é considerado infração e, portanto, acarreta perda de pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 85,13.

“Os atos de gentileza no trânsito também passam pelo cuidado com os demais condutores e pedestres, evitando práticas que os exponham a riscos de acidente”, comenta Marcelo Sebastião, diretor de Auto da Porto Seguro. “Por isso, essas ações visam promover o uso adequado dos celulares e deixar claro que, para dirigir com segurança, é necessário restringir o uso desses e outros aparelhos semelhantes a quando não se está dirigindo”, completa.

Jovens motoristas: perfil e comportamentos

Com base na premissa de que o uso de celulares, smartphones e similares é predominante entre os jovens, a Porto Seguro encomendou ao Ibope um amplo estudo sobre o perfil e comportamento de jovens motoristas à direção. Foram feitas 350 entrevistas com condutores entre 18 e 24 anos, em cinco regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

Em relação ao uso do celular e similares, especificamente, a pesquisa identificou que 10% dos jovens ouvidos já sofreram algum tipo de acidente em decorrência de distrações provocadas pelo uso indevido desses aparelhos à direção. Por outro lado, o ocorrido gerou uma mudança de atitude: 72% afirmaram que, após o acidente, mudaram o modo de dirigir, preocupando-se ainda com outros condutores conhecidos, como familiares e amigos.