Fique por dentro

Falta de chuvas e excesso de calor podem levar ao racionamento de água na Grande São Paulo

2014-02-12 00:00:00.0
   

James Lovelock, renomado cientista, já nos alertava há algum tempo sobre o impacto das mudanças climáticas no planeta. Infelizmente, os prognósticos não são os melhores. O fato é que já podemos sentir na pele as consequências da falta de chuvas na Grande São Paulo: corremos o risco de enfrentar um racionamento de água. Mas você pode contribuir de maneira simples e sustentável e ainda economizar na conta de água. A Sabesp – Companhia de Abastecimento de Água de São Paulo está concedendo 30% de desconto para quem conseguir economizar 20% no consumo.   


Saiba como você pode atingir essa meta:


- Na torneira: instalação dos arejadores de pressão, as famosas peneirinhas, que podem ser instaladas nas torneiras do tanque, do banheiro e da cozinha.


- Detecção de vazamentos: estima-se que uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que soma 1.380 litros ao mês, ou seja, mais de um metro cúbico.


- Reuso da água: você pode aproveitar a água da máquina de lavar para limpar o quintal ou na descarga do vaso sanitário.


- No banho: utilize o tempo necessário, 5 minutos são suficientes para higienizar o corpo (fonte: Sabesp).


- Evite o desperdício, como lavar calçadas com água; utilize a vassoura para limpar as folhas e a sujeira.


Para saber mais sobre economia de água acesse: www.sabesp.com.br.