Fique por dentro

Desafio Multimodal abre a programação da Virada da Mobilidade 2014

2014-09-18 00:00:00.0
   

As quatro regiões da cidade de São Paulo terão a oportunidade de participar da competição multimodal, que acontecerá no dia 20 de setembro (sábado), tendo a Avenida Paulista como destino. Esta será a primeira ação da Virada da Mobilidade 2014, que vai até o dia 26 de setembro e contará com diversas atrações espalhadas pela capital paulista. A competição é uma iniciativa do Caronetas, SampaPé e Instituto Saúde e Sustentabilidade, e conta com o patrocínio do Trânsito+gentil e do aplicativo Vá de Táxi, ambos do Porto Seguro Auto.

Segundo o idealizador da Virada da Mobilidade e CEO do Caronetas – um dos organizadores do evento, Marcio Henrique Nigro, a proposta é exercitar a integração de diferentes modais – caminhada, ônibus, carona, táxi, bicicleta, metrô e trem – criando cooperação entre eles ao invés de competição e identificando as alternativas que os usuários de cada região dispõe para chegar ao mesmo destino e que podem ser utilizadas no seu dia a dia.

No desafio, o objetivo é fazer com que o usuário experimente utilizar no mínimo três modais diferentes para chegar a um destino comum partindo das quatro diferentes zonas da cidade. Foram escolhidos os principais parques de cada uma das regiões (norte, sul, leste e oeste) como ponto de partida (Parque da Cantareira, Parque Estadual Guarapiranga, Parque Ecológico do Tietê e Parque Villa-Lobos) e o destino será o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

“De cada região partirão três competidores, dos quais um deles com mobilidade reduzida, com objetivo claro de registrar como está a acessibilidade na cidade, afinal um dos princípios da mobilidade urbana é o acesso universal”, afirma Nigro, ao completar que cada competidor será acompanhado por uma equipe de filmagem que gravará as escolhas e dificuldades do percurso.

As modalidades disponíveis são: a pé, táxi, metrô/trem, ônibus, carona, bicicleta locada avulsa, bicicleta dobrável e skate. Todos os participantes receberão um smartphone com aplicativos de Carona, o Vá de Táxi, Google e OlhoVivo instalados.

Sobre a Virada da Mobilidade

Desde 2012, a Virada da Mobilidade vem se destacando por promover alternativas de locomoção mais sustentáveis e inteligentes em grandes concentrações urbanas. Os eventos são todos gratuitos e seguem abertos à participação de coletivos, empresas e órgãos do governo dispostos a colaborar com a questão da mobilidade urbana. Mais informações: www.viradadamobilidade.com.br

Sobre a Porto Seguro

No mercado desde 1945, está entre as principais seguradoras do Brasil. Além de ser responsável pela Azul Seguros, em 2009 passou a controlar as operações da Itaú Seguros de Auto e Residência, após associação com o Itaú Unibanco.  Desde 2004, é uma empresa de capital aberto.

Atua em todos os ramos de Seguros Patrimoniais e de Pessoas, que são complementados por outros negócios relacionados com a atividade principal: Automóvel, Saúde Empresarial, Patrimonial, Vida, Previdência, Transportes, Consórcio de Imóveis e Automóveis, Administração de Investimentos, Financiamento, Capitalização, Cartão de Crédito, Proteção e Monitoramento, Serviços a Condomínios e Residências e Telecomunicações.