Fique por dentro

Comunicado importante: orientação para geração de boleto

2013-04-23 00:00:00.0
   

Prezado (a) Cliente,


Está circulando na internet um novo vírus que adultera boletos de pagamento no momento em que estes são gerados no site de compras ou em qualquer momento em que haja a geração de boleto. Gostaríamos de alertar que o vírus pode se instalar em qualquer computador. Ele altera o número e o código de barras do boleto, desviando o pagamento efetuado.

A maioria dos sistemas antivírus existentes já possui a vacina necessária contra essa ameaça desde o dia 14 de abril. Recomendamos que você atualize seu sistema antivírus em seu computador pessoal e que faça uma verificação completa para limpar qualquer infecção que, porventura, tenha acontecido.

Adicionalmente, seguem algumas dicas simples para auxiliá-lo a prevenir este problema:

1. Mantenha sempre o seu antivírus e o seu sistema operacional atualizados. Outros softwares como browsers e plug-ins como Java e Flash também devem ser atualizados regularmente. Com isso, você cria uma barreira de proteção no seu PC.

2. Ao receber um boleto bancário para pagamento online, é importante também checar se o código do banco confere com o logotipo da instituição financeira. Em testes realizados em uma máquina infectada com o vírus, foram gerados boletos de diversos bancos, mas os códigos de pagamento eram sempre do mesmo banco. Portanto, o dinheiro usado no pagamento do boleto era transferido para outro local e não para o que, teoricamente, estava cobrando a fatura.

3. Boletos criados por computadores infectados apresentam também os códigos de barras com espaçamentos incomuns, que não podem ser lidos automaticamente. Assim, o usuário acaba tendo que digitar um código alterado e realiza o pagamento errado. Não deixe de verificar se os espaços entre números estão corretos. Clique aqui e veja o exemplo de adulteração.