Cartão Porto Seguro

Dicas de Segurança

Os cartões da Porto Seguro possuem chip oferecendo maior segurança em sua utilização. Mesmo assim é importante sempre ficar atento, seguem algumas dicas:

Mais proteção para suas compras!
Algumas de suas transações pela internet serão autenticadas pelo recurso de segurança: Verified by Visa no caso de cartões Visa e Secure Code para cartões Mastercard, trazendo assim, mais segurança contra fraudes.

Ao realizar uma compra em um site que possui este recurso, você será direcionado para o processo de autenticação, neste momento, você receberá um código de segurança via SMS que deverá ser informado para dar continuidade à compra.

Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados via Portal do Cliente, Aplicativo ou Central de Relacionamento.

O código de segurança é pessoal e intransferível.

A Porto Seguro não entra em contato solicitando códigos. Fique Atento!

Em caso de dúvidas sobre a validação, entre em contato com a Central de Relacionamento.


Fique atento às mudanças no momento de pagamento da sua fatura.
Os boletos do Cartão de Crédito Porto Seguro são emitidos pelo banco HSBC. Entretanto, o Banco Central do Brasil e a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) formalizaram que desde o dia 07 de novembro de 2016, os mesmos serão temporariamente identificados como Kirton Bank S.A. pelos sistemas de pagamento.

A nomenclatura Kirton Bank S.A. será apresentada até a migração definitiva do banco HSBC para o banco BRADESCO.

IMPORTANTE: A linha digitavel da fatura do Cartão de Crédito Porto Seguro sempre começa com o número 39994.08580. Dessa forma, antes de efetuar o pagamento, confira o número inicial. Para confirmar seu código de barras, você pode:

- Enviar um SMS com a palavra “Fatura” para o número: 28509 do celular cadastrado na Porto Seguro Cartões
- Acessar o Portal do Cliente (www.portoseguro.com.br/cliente)
- ou baixar o novo Aplicativo Porto Seguro Cartões no link: http://porto.vc/appcartao


Solicitação da senha do cartão por e-mail ou telefone
A Porto Seguro Cartões não envia e-mail e não liga para os clientes solicitando a senha do cartão nem o código de segurança (*). Se você receber algum tipo de contato em nome da Porto Seguro Cartões solicitando a senha ou código de segurança do seu cartão, não informe.

Se ao receber uma ligação da Porto Seguro Cartões não se sentir seguro(a) não forneça nenhuma informação e entre em contato com nossa Central de Relacionamento para se certificar que o contato foi realmente realizado por nós.


Retirada de cartões na residência 
Se você receber a visita de um portador solicitando que entregue a ele o seu cartão de crédito, não entregue em hipótese alguma, a Porto Seguro Cartões não realiza a retirada de cartões na residência do cliente.

A senha do seu cartão para realizar compras e saques é individual e intransferível. Não informe a ninguém, nem mesmo a parentes, amigos ou pessoas de confiança.


SMS da Porto seguro
Ao receber SMS da Porto Seguro Cartões informando sobre uma compra que não foi realizada por você, entre em contato imediatamente com nossa Central de Relacionamento pois seu cartão pode estar sendo utilizado indevidamente.

Caso desconfie que sua senha foi descoberta ou se seu cartão foi clonado, extraviado, perdido ou roubado, não espere: comunique o fato imediatamente a nossa Central de Relacionamento para bloqueio e substituição do cartão.


Seguro Proteção Perda e Roubo
Para garantir sua tranquilidade adquira o Seguro Proteção Perda e Roubo, contrate no Portal do Cliente ou ligue para a Central de Relacionamento e faça a adesão.

Fique atento: ao efetuar o pagamento de suas compras o terminal eletrônico deve estar visível e você deve acompanhar a operação. Antes de digitar a senha verifique o valor da compra e confira se o cartão devolvido é realmente o seu.


Compras pela internet
Realize suas compras na internet somente em sites confiáveis e seguros, mantenha atualizado antivírus, firewall e anti-spam. Guarde informações das compras como o nome do site, itens adquiridos, valores pagos e número do protocolo. Não exclua e-mails e mensagens trocadas entre você e o fornecedor, como confirmação do pedido ou outros dados que comprovem a compra e suas condições.


Extrato de despesas no Portal do Cliente
Acompanhe com frequência o extrato de suas despesas, para isso cadastre-se no portal do cliente. No caso de algum débito indevido entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Mantenha o cadastro atualizado
A Porto Seguro Cartões possui uma área de segurança que realiza um trabalho de acompanhamento das utilizações do cartão e quando identificamos uma compra suspeita é realizado contato para confirmar se realmente é o cliente quem está efetuando as despesas. Por este motivo é muito importante que seu cadastro esteja atualizado para facilitar o nosso contato.


Phishing / SCAM
É um meio de obter informações confidenciais dos usuários através de e-mails com links que direcionam para uma página falsa que fará a captura dos dados e senhas. Por isso fique atento com e-mails desconhecidos.


Engenharia Social
Técnica utilizada pelos fraudadores para conseguir informações confidencias, geralmente eles ligam se passando por funcionários de instituições financeiras, enviam e-mail ou até mesmo pessoalmente, eles pedem a senha e dados do cartão.


Programas espiões
Programas que ficam instalados no computador sem que o usuário perceba, com ele tudo que é acessado e digitado é capturado e enviado para o fraudador, por isso é muito importante que você esteja sempre com o antivírus atualizado.


Roubo de identidade
Quando seus dados pessoais são usados sem permissão para fazer empréstimos, cartões, esse tipo de fraude vem crescendo muito.

(*) código de segurança – 3 dígitos no verso do cartão.