Cartão Porto Seguro

SCR - Banco Central do Brasil

   

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil

O SCR (Sistema de Informações de Crédito do Bacen - Banco Central do Brasil) é um banco de dados sobre operações com características de crédito, cuja alimentação é feita mensalmente pelas instituições financeiras com o intuito de divulgar as consultas para concessão de crédito efetuadas conforme Resolução 3658/08 do Bacen.

As informações apresentadas no SCR correspondem ao saldo contábil das operações de crédito referente ao último dia de cada mês.

O acesso ao SCR pode ser feito pelas áreas especializadas do Banco Central, pelas Instituições Financeiras e pelos Clientes com os seguintes propósitos:

  • Bacen: obter informações precisas sobre as operações de crédito concedidas pelas instituições financeiras como meio de supervisionar o risco de crédito a que estão expostas, bem como para auxiliar a proteção dos recursos nelas depositados.
  • Instituições Financeiras: poder de avaliar a capacidade de pagamento dos clientes, visando à cobrança de taxas de juros adequadas ao risco de crédito individualmente.
  • Cliente: acompanhar as informações a respeito de suas operações de crédito perante as instituições financeiras.

A Resolução 3658/08 estipula que todas as consultas ao SCR devem ser precedidas de expressa autorização do cliente, os quais terão acesso às informações inseridas mediante cadastro no Sisbacen ou ainda perante a solicitação às Centrais de Atendimento ao Público do Bacen.

Somente a instituição financeira responsável pela inserção de informações no SCR poderá alterá-las ou excluí-las e, na hipótese de incorreção de dados, o cliente poderá solicitar a retificação mediante requerimento por escrito direcionado a ela, através de seus canais de comunicação com o cliente disponíveis no site. Vale ressaltar que o processamento de dados do SCR não é feito em tempo real, conforme informações do Banco Central e, em caso de solicitação de alguma adequação, o prazo para visualização desta no citado sistema poderá ocorrer em até 60 (sessenta) dias, pois as instituições têm até o 10º dia útil de cada mês para enviar as informações relativas ao final do mês anterior e, após essa data, há ainda o prazo de processamento das informações pela própria Autarquia.

Ficam disponíveis para consulta através do SCR os dados dos últimos 60 (sessenta) meses (60 datas-base).

Central de Atendimento ao Público do Banco Central - 0800-979-2345. Também está disponível o número 0800-642-2345, de atendimento exclusivo ao surdo e deficiente auditivo e da fala.