Fundo

Seguro Viagem

Passaporte e Visto

   

Passaporte

O passaporte brasileiro é o documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF), que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países, permitindo a anotação de entrada e saída pelos portos, aeroportos e vias de acessos internacionais. Permite também conter os vistos de autorização de entrada.

Como emitir o Passaporte

O processo de solicitação do Passaporte deve ser realizado através do site da Polícia Federal. O requerente deverá preencher um formulário de requerimento, selecionando a localidade onde deseja emitir o documento. Após preencher o formulário o requerente deverá seguir o passo a passo, gerando um protocolo e posteriormente a GRU (Guia para pagamento de taxa). É obrigatória a presença do requerente na unidade da Polícia Federal, inclusive se menor de 18 anos. Em algumas localidades é necessário o agendamento prévio.


 

Validade do Documento

A validade dos passaportes é de até 05 (cinco) anos. Expirado o prazo de validade deverá ser solicitado novo passaporte. O passaporte para menor de 4 (quatro) anos de idade terá validade definida de acordo com sua idade, conforme abaixo:

  • 0 a 1 - 1 ano
  • 1 a 2 - 2 anos
  • 2 a 3 - 3 anos
  • 3 a 4 - 4 anos

Visto

Para postular visto de entrada em outros países é necessário que o viajante consulte seu agente de viagem, consulado ou embaixada do país de destino, pois pode haver mudanças quanto à obrigação do visto.

Mediante acordos de reciprocidade alguns países não exigem visto para turistas brasileiros. Confira os países que exigem e os que não exigem visto de entrada:

Consulados