Seguro Viagem

Viajando para o exterior

   

Planejar uma viagem internacional é, para alguns, uma tarefa prazerosa, mas para outros, uma difícil incumbência. Uma viagem ao exterior requer planejamento e atenção a alguns detalhes. Para te ajudar, listamos os principais pontos em que você deve estar atento ao organizar uma viagem para fora do Brasil.

Documentação

  • Passaporte: O passaporte é a sua identidade fora do Brasil. Se ainda não tem o passaporte, você precisa providenciá-lo. Basta agendar um horário na Polícia Federal, seguir os passos para a requisição do documento e pronto!

    Se você já tem um passaporte, não deixe de verificar a data de validade. Se a data já estiver expirada, você precisará renová-lo.

    O passaporte não é um documento obrigatório em alguns países da América do Sul que pertencem ao Mercosul, como Argentina, Paraguai, Uruguai Venezuela, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia e Peru.

  • Visto: Alguns países exigem o visto para autorizar a sua entrada. Informe-se com seu agente de viagem, consulado ou embaixada do país de destino sobre a obrigatoriedade do visto. Conheça a lista de países que exigem visto para brasileiros.
  • Tire uma cópia dos seus documentos e leve com você: Prevenir é sempre melhor que remediar. Portanto, leve cópias dos seus documentos como passaporte, RG e CPF, Carteira de Motorista, Certificado Internacional de Vacina (se houver), ticket de passagens e hospedagens etc. Além disso, é importante você disponibilizar cópias digitalizadas desses documentos e enviar para seu e-mail e/ou armazenar em um pendrive. Caso você perca seus documentos (ou a cópia física deles), com as cópias digitalizadas você terá menos dor de cabeça caso precise de uma comprovação de identificação ou para emitir novos documentos.

Cartão de Crédito

  • Faça o Aviso de Viagem no seu banco e na administradora do seu cartão de crédito. Essa medida, além de evitar problemas no uso do seu cartão durante sua viagem ao exterior, evita fraudes. Por isso, é importante ligar (ou acessar o internet banking) com pelo menos 48 horas de antecedência para o seu banco e avisar sobre a viagem.
  • Libere seu cartão de crédito para uso internacional. Mesmo que não queira usá-lo, é importante deixa-lo disponível em casos de emergência.

Moeda Local

  • Procure pesquisar sobre a moeda local dos países que você irá visitar: qual é o custo médio das coisas e qual o equivalente em reais.
  • Estipule gastos diários e leve o suficiente para isso. Você pode levar uma parte em dinheiro e carregar um cartão pré-pago internacional para sua maior segurança. Se for comprar a moeda local em casas de câmbio aqui no Brasil, faça isso uma semana antes de embarcar.

Bagagem

  • Leve a roupa certa: confira o clima dos países que você irá visitar naquela época do ano para levar o que é realmente necessário. Para auxiliar, faça uma lista antes de arrumar sua bagagem.
  • Verifique a quantidade e os pesos das bagagens: as companhias aéreas impõem um limite de peso de bagagem por passageiro (para voos internacionais, normalmente são de até 32kg). Informe-se com a companhia aérea que você irá viajar sobre os pesos permitidos para cada bagagem e especificações da bagagem de mão.

Seguro

  • Grande parte dos países da Europa o seguro viagem é obrigatório (ver Tratado de Schengen).
  • Um seguro viagem pode cobrir imprevistos como o extravio de bagagens ou caso você contraia alguma doença ou se envolva em algum acidente, que podem gerar altos custos de traslado ou em despesas médicas. E atenção: antes de contratar o seguro, confira todas as coberturas do plano que deseja adquirir.