Seguro Viagem

Bagagens

   

Está chegando o dia da sua viagem e algumas dúvidas começam a surgir: Quantas malas levar? Qual o tipo de mala posso usar? Tem um limite de peso? E se a minha bagagem for extraviada?

Veja algumas dicas do que você deve se atentar quando o assunto é bagagem.

Bagagem Despachada

A bagagem despachada são as malas que são entregues no momento em que você faz o check in no aeroporto e são direcionadas ao bagageiro do avião.

Peso permitido em voos domésticos: em voos dentro do Brasil você pode levar uma mala de até 23 kg.

Peso permitido em voos internacionais: em voos internacionais, quando a viagem começar no Brasil, você terá direito a duas malas de até 32kg. Porém, há algumas exceções, principalmente em viagens na América do Sul.

Em todo o caso, é importante verificar as regras de cada companhia aérea, seja para voos nacionais ou internacionais.

Bagagem de Mão

Você tem direito, também, de levar uma bolsa, mala ou mochila com pertences pessoais e itens de valor, como dinheiro, aparelhos eletrônicos e remédios junto com você no avião. Essa é a bagagem de mão.

Em voos domésticos: a bagagem não pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5 kg.

Em voos internacionais: a bagagem não pode ser maior que 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo varia. O mais importante é observar o volume.

Em caso de extravio de bagagem

Não existe nada mais frustrante do que chegar na esteira do aeroporto e esperar a sua bagagem que não chega. E o que fazer se isso acontecer?

  • Dirija-se a um atendente da companhia aérea e relatar o ocorrido. Você tem até 15 dias fazer a queixa.
  • Apresente o comprovante de despacho da mala e preencha o formulário de Registro de Irregularidade da Bagagem.
  • A companhia aérea tem até 30 (para voos nacionais) ou 21 (para voos internacionais) dias para localizar e devolver os seus pertences. Se passar desse prazo, a bagagem é considerada extraviada e a companhia deve pagar indenização.

Você também pode conhecer algumas dicas para prevenir o extravio de bagagem aqui.