Centros Médicos Portomed

Preventivo para Cálculo Renal

   

O cálculo renal é a presença de precipitados de cristais que se juntam e se solidificam dentro dos rins, semelhantes a verdadeiras pedras, por isso o nome comum, pedra nos rins. As causas são variadas, e vão desde hábitos alimentares inadequados, como o excesso de proteína animal (carnes, ovos, leite e derivados), abuso de sal, doces e carboidratos (massas), além de uma dieta pobre em fibras vegetais e frutas, até obesidade, sedentarismo, estresse emocional, várias alterações metabólicas do próprio organismo, podendo ser de origem genética ou adquirida.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia a medida mais importante é o tratamento preventivo utilizando condutas extremamente simples, como mudanças no estilo de vida, nos hábitos alimentares e o diagnóstico metabólico adequado utilizando o tratamento medicamentoso específico naqueles casos especiais.

Cerca de 12% da população brasileira tem cálculos renais, o que significa que 24 milhões de brasileiros apresentam pedras nos rins.

Pensando nisso a Porto Seguro Saúde oferece aos seus segurados o  Programa Preventivo para Cálculo Renal, que tem como objetivo gerenciar e acompanhar os portadores de cálculo renal oferecendo suporte médico pela Portomed (com nefrologistas especialistas no assunto e em alguns casos urologistas) e  telefônico para orientação (nutricional, hábitos de vida, autocontrole), direcionamento e tratamento de forma adequada, prevenindo episódios futuros e complicações decorrentes da condução inadequada do problema.

Para participar, basta entrar em contato com o Núcleo de Programa de Promoção da Saúde pelo telefone 3366-3884 e pedir para fazer parte do programa Preventivo para Cálculo Renal.