Fundo

Conheça a Porto Seguro

Linha do Tempo

   


 

1945

Em 27 de agosto de 1945, José Alfredo de Almeida, José da Cunha Júnior, José Andrade de Sousa e Amador Aguiar, diretores e acionistas do Banco Brasileiro de Descontos - Bradesco, tendo Amador Aguiar como Diretor Gerente, fundam a Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais, habilitada para atuar em operações de seguro e resseguro nas modalidades Fogo, Transportes, Acidentes Pessoais, Responsabilidade Civil, Automóveis, Roubos entre outros ramos.

1947

Em 17 de dezembro de 1947, foi aberta a primeira sucursal no Rio de Janeiro.

1949

A Porto Seguro adquire a Rochedo Cia. de Seguros, unificando a administração e formando o Grupo Segurador Porto Seguro composto por três seguradoras: Central, Porto Seguro e Rochedo. A finalidade na formação de um grupo de empresas era aumentar o limite técnico de aceitação de riscos.

1954

Domingos Quirino Ferreira Neto assume a Presidência do Grupo, sendo Paulo de Tarso Santos o Diretor-Superintendente. Logo em seguida, Santos ocuparia a chefia da Casa Civil do Governo Jânio Quadros. O Presidente da Companhia, Quirino Ferreira, vence as eleições para Deputado Federal pela UDN.

1958

O Grupo Segurador Porto Seguro adquire a Cia. Renascença de Seguros e toda a empresa muda-se para a Sede da Renascença, na Rua do Tesouro.

1960

O Grupo Segurador Porto Seguro, formado pelas Companhias Central, Rochedo, Renascença e Porto Seguro, passa a ter uma administração única, a cargo de José Kuhn, Julio Sinigaglia e José de Miranda Albert.

1962

Surge a carteira de Riscos Diversos, que permite o enquadramento de outros tipos de coberturas, como equipamentos, maquinários, etc.

1963

Quirino Ferreira Neto, principal acionista da Central Seguradora e do Banco Bandeirantes, decide pela venda do Banco a outros acionistas, restringindo seus negócios. Com essa medida, o Grupo Porto Seguro passa a ser totalmente independente de qualquer Instituição Financeira.

1966

Devido à regulamentação determinada pelo Governo Federal, a cobrança das apólices passa a ser bancária em todas as companhias. O Decreto-lei nº. 73 passa a regulamentar todas as operações de seguro, que ficam controladas pelo Estado por meio do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados), SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e IRB (Instituto de Resseguros do Brasil), com subordinação ao Ministério da Indústria e Comércio.

1967

É contratada uma empresa canadense de consultoria para racionalização de procedimentos internos. Neste mesmo ano, Domingos Quirino Ferreira Neto vende o controle acionário da Renascença.

1968

A sede é transferida para a Avenida Paulista, 1009, edifício Numa de Oliveira, 7º andar. Para esse edifício, recém-construído, mudaram-se quase todos os 150 funcionários que compunham o grupo na época.

1969

Um grupo de funcionários começa a redação de um jornal interno, destinado aos colegas.

1970

A Porto Seguro vende o controle acionário da Cia. Central de Seguros.

1971

A Porto Seguro promove a incorporação da Cia. Rochedo, que deixa de existir.

Dimas Camargo Maia, após dois anos como Diretor-Adjunto, desliga-se da Companhia e, ao sair, entrega ao Diretor-Presidente um relatório apontando os principais problemas pelos quais passava a organização, sugerindo a venda do controle acionário.

1972

A Porto Seguro ocupa, neste ano, o 44º lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos.

Em 10 de maio deste ano, Abrahão Garfinkel desliga-se do Grupo Atlântica Boavista de Seguros e assume o controle acionário da Companhia. Para ajudá-lo convidou alguns companheiros de longa data, como: Felippe Cardillo, Jorge Ogawa, Ricardo Abeid, Valter Gianisele, Ademar Mendonça, Yoshiharo Nakamura e Pedro Marques Cavalcante.

A estratégia desta nova equipe foi fazer do Corretor de Seguros um parceiro e um grande aliado. Com esta mentalidade inicia-se uma nova fase na história da Companhia.

Sobre ABRAHÃO GARFINKEL

Nascido em 12 de julho de 1914, na Ucrânia, Rússia, chegou ao Brasil em 1921, com 6 anos de idade. Iniciou sua carreira no mercado segurador em 1º de janeiro de 1933, na Cia. Assicurazione Generali de Trieste e Venezia, como auxiliar de escritório. Em 1945 (ano de Fundação da Porto Seguro), Abrahão Garfinkel era funcionário da Seguradora Equitativa Terrestre, Acidentes e Transportes São Paulo.

Em 1º de junho de 1956, assume o cargo de Subdiretor da Cia. Boavista de Seguros, na Sucursal para São Paulo. Foi Diretor-Superintendente desta empresa para o Estado de São Paulo. Desligou-se do Grupo Atlântica Boavista de Seguros em 10 de maio de 1972 para assumir a direção da Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais no dia 11 de maio do mesmo ano.

Exerceu a presidência da Cia. entre 1972 e 1978, ano em que faleceu, no dia 27 de junho.

1973

Em fevereiro, a nova diretoria toma posse:

• Diretor-Presidente: Abrahão Garfinkel • Diretor Vice-presidente: Quirino Ferreira Neto.

• Diretor-Superintendente: Felippe Cardillo • Diretor Financeiro: José Roberto Cardoso Bueno.

• Contador: Alberto dos Anjos Martins.

A cor dos impressos que até então era o verde passa a ser azul.

1974

Foi realizada a compra de um terreno situado na Avenida Rio Branco, no bairro de Campos Elísios, e início da construção da nova sede da empresa. Neste ano, passaram a fazer parte do grupo as oficinas Repar, Sevepe, Guaporé, Concessionária General Motors no mesmo bairro.

1975

Foi adquirida a Central Veículos, Concessionária VW para baratear a compra de peças para veículos VW sinistrados.

1976

Em 15 de novembro, ocorre a mudança da Matriz para a nova sede própria na Avenida Rio Branco, 1489. Era o espaço ideal para abrigar os 263 funcionários que faziam parte do quadro e que ocupavam apenas 8 dos 13 andares construídos.

1977

Foi realizada a compra de uma área de 5300 alqueires em Três Lagoas, no estado de Mato Grosso. A fazenda Periquitos fazia parte do projeto de diversificação das atividades do grupo.

1978

27 de junho: Falecimento do Diretor-Presidente, Sr. Abrahão Garfinkel, sendo eleita para substituí-lo a Sra. Rosa Garfinkel. Jayme Brasil Garfinkel passa a ser Vice-presidente Executivo.

1979

Procurando soluções para a crise causada pela interrupção das vendas do seguro DPVAT, a Porto Seguro vende o andar da Avenida Paulista, antiga sede da empresa.

A Porto Seguro contava com 5 Sucursais e aproximadamente 500 funcionários.

1982

• Publicação do primeiro número do jornal Nosso Porto, criado para ser um veículo de divulgação aos funcionários da Cia.

• Ocorre a I Bienal Porto Seguro de Arte Infantil, que recebeu mais de 3.000 trabalhos, originados de 60 escolas que se interessaram em participar desta iniciativa. Os trabalhos foram selecionados por um corpo de jurados formado por artistas plásticos e críticos de arte que, entre os dez melhores desenhos, chegaram à vencedora: Andréa Scheler, 8. Esta foi a primeira iniciativa de representação mais ampla junto ao público.

• Lançamento do primeiro dispositivo antifurto, chamado internamente como DAF.

• Festa de Confraternização para comemorar o final de mais um ano. Os funcionários participaram de um coquetel oferecido no andar térreo do Edifício Abrahão Garfinkel. A novidade foi a apresentação de um espetáculo, organizado pelos próprios funcionários. Contaram com o apoio de direção de Leslie Marko. Era o início do Grupo de Teatro Porto Seguro.

1983

• A Porto Seguro conta com 700 funcionários em seu quadro.

• Publicação do 1º número do Boletim Informativo Porto Press, com informações técnicas voltadas para o Corretor de Seguros como: tabelas de referência de custos, tarifas, normas da SUSEP e informações úteis sobre a companhia.

• Inovação: começou a ser usado o serviço de espera telefônica com som FM.

1984

• A Porto Seguro está em 10º lugar no ranking das seguradoras.

• Lançamento do I Torneio Vital Clube, para Corretores de Seguros de todo o Brasil, visando estimular a produção e divulgar o produto Vida.

• Lançamento da Vacina Anti-roubo, que consiste na gravação do número do chassi nos vidros dos veículos.

1985

• Compra do casarão da Rua Guaianases, 1238: os dois sobrados pertenceram à família Dino Bueno, que residiu nesta casa até 1933, passando depois à Congregação Salesiana das Filhas de Nossa Senhora Auxiliadora, para as quais servia como pensionato. Neste ano, houve também o seu tombamento pelo Condephaat.

• Assalto às agências dos bancos Credireal e Itamarati que funcionavam no térreo do edifício-sede; uma funcionária – Heloísa Helena Lumazzini, e um vigilante – José Sunkaila, faleceram durante a troca de tiros.

• Inovação no logotipo da empresa, com inclusão da palavra: “Seguros”.

• Começa a funcionar a Central Porto Seguro de Atendimento 24h, com uma equipe de plantonistas formada por 9 funcionários, que revezavam-se no atendimento às ligações sobre ocorrência de roubos, furtos e colisões.

• Início da instalação de dispositivos antifurto nos veículos dos segurados. O dispositivo consiste em um alarme que independe de qualquer ação do usuário para ser ativado, imobilizando o veículo em caso de furto.

• Os 40 anos de companhia são festejados na Casa de Shows Palace em uma festa com animação do comediante Jô Soares.

1986

A Porto Seguro alcançou o 6º lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos, possuindo 10 sucursais e 4 regionais e contando com 1.420 funcionários.

• Compra de um computador UNISYSA-10 com 12mb de memória (o primeiro a ser instalado numa empresa na cidade de São Paulo).

1987

• Lançamento do “Brake Light”, uma terceira lanterna instalada internamente no vidro traseiro do carro. O dispositivo foi comercializado com exclusividade pelas empresas do Grupo Porto Seguro, para a prevenção de acidentes no trânsito. Houve divulgação intensa do produto em vários meios de comunicação.

• Instituído o Programa de Participação nos Lucros a todos os funcionários.

1988

• A Central 24h cria um setor de pré-atendimento para sinistros de auto onde as respostas se tornam imediatas para um volume diário de ligações de 900 chamadas na época.

• Lançamento do texto da Filosofia da Porto Seguro.

• A Porto Seguro patrocina e incentiva o uso do “Good Look”, um espelho convexo que é afixado junto ao espelho retrovisor externo original do veículo.

• Lançamento da campanha “Carro bem cuidado é carro seguro”, em que se valoriza e incentiva a importância da manutenção do sistema de luzes (lanternas e faróis) e freios dos veículos. O principal objetivo desta campanha era divulgar os serviços de segurança oferecidos gratuitamente aos segurados.

1989

• Em outubro, houve o lançamento do “Block Tape”, dispositivo semelhante a uma fita cassete, usada como trava para proteger o toca-fitas.

1990

Neste ano, a Porto Seguro estava em 7° lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos, possuía 11 sucursais e 20 regionais e contava com 1.964 funcionários.

• Cria-se a primeira Unidade Operacional, com a finalidade de cuidar de todo o processo de emissão da apólice, desde a entrada da proposta até a emissão.

• Lançamento para os segurados de mais três serviços voltados para o conceito “Proteção Total”: teste de amortecedores, corta-combustível para Pick-up diesel e dispositivo antifurto para motos.

1991

• Lançamento do “Porto System”, primeiro micro portátil para cálculo de seguros, que evitava que o Corretor precisasse consultar tabelas ou recorrer à companhia. Para isto continha as tabelas de prêmios, modelos dos carros, classes tarifárias, categorias, enfim, todas as informações que possibilitam chegar ao valor de uma apólice ou de um endosso com maior rapidez.

• No dia 22 de março foi inaugurado o novo edifício-sede da Rua Guaianases, 1238.

• Início da campanha institucional de cunho social “Quem ama não suja”, voltada para a limpeza das ruas de São Paulo. Foram distribuídos pequenos sacos de lixo aos segurados em Postos de Vistoria. A campanha teve ampla divulgação e contou com o apoio do jornal O Estado de São Paulo, Rádio Eldorado AM/FM e Revista Veja.

• Lançamento para os funcionários do novo plano de saúde, com gestão interna da empresa.

• Início da distribuição aos segurados da “Keycard”, uma chave-reserva de material plástico resistente, para ser usada na falta da chave original.

• Implantação da FAP - Formação e Atualização Profissional, responsável pela elaboração de cursos práticos, destinados a vistoriadores, funileiros, mecânicos e pintores especializados em reparos de automóveis.

• Lançamento de dois novos produtos: o Porto Empresa e o Porto Residência, acompanhando um movimento do mercado de padronização e simplificação dos produtos de Ramos Elementares para indivíduos e pequenas empresas.

• Porto Seguro recebe prêmio Melhores de Marketing por sua Campanha “Quem Ama Não Suja”*.

• Lançamento do “Porto Socorro”, uma prestação de serviços que consiste em socorrer os veículos segurados com pequenos reparos no local ou sua remoção pelos guinchos da Companhia.

1992

• Lançamento do “Porto Saúde”, seguro saúde que proporciona atendimento médico, laboratorial e hospitalar aos segurados.

• A peça teatral “Tamara” é encenada no Casarão da Rua Guaianases, com a particularidade de que o público acompanhava os atores por toda a residência.

• Lançamento do “Porto Seguro Fiança Locatícia”, que garante o aluguel ao segurado locador.

• Lançamento do “Technalock”, com o nome fantasia “Portofix”. Trata-se de um sistema composto por um cabo de aço temperado, um cadeado de segredo e placas de fixação que são presas ao equipamento por meio de um adesivo exclusivo e poderoso. Importado dos Estados Unidos, sua finalidade era impedir o furto de micros, impressoras, fax, podendo ser utilizado em residências ou escritórios.

1993

• Distribuição do “Stress Card”, um cartão que media o grau de “estresse” e sugeria maneiras de controlar este mal, distribuído como brinde aos segurados do Porto Saúde Individual.

• Lançamento do “Torneio Porto Qualidade”, procurando uma emissão mais rápida e livre de erros. A promoção premiou os 100 Corretores que apresentaram melhor índice de qualidade das informações nas propostas enviadas à Companhia.

• Promovida a Semana Política na Porto Seguro. O Plebiscito para escolha da forma de Governo levou a Comissão de Cultura a promover um debate, onde grupos de funcionários defendiam as formas de gestão preferidas por eles para o governo do país. Foram convidados mediadores, escolhidos entre jornalistas e pesquisadores, e foi realizado um Plebiscito interno no qual o Parlamentarismo venceu.

1994

Neste ano, a Porto Seguro alcançou o 6º lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos.

• Lançamento do “Portoprev” - um plano fechado de Previdência Privada, para os funcionários da Porto Seguro.

• Mudança da Sucursal Rio de Janeiro para sua nova sede própria, no bairro do Botafogo. A área total é de 2,2 mil m², sendo que deste total, 1 mil m² se destinavam ao atendimento de veículos segurados.

• Em 26 de fevereiro foi inaugurada a oficina da Vila Jaguara em uma festa cujo tema foi “Porto em Família”, que reuniu 4,5 mil pessoas, entre Corretores de Seguros, funcionários e familiares durante um dia inteiro de atividades para crianças e adultos. Criada em outubro de 1990, a Porto Serviços tinha como proposta transformar-se na maior e melhor oficina do grupo, com uma área total de 14 mil m² e uma área construída de 6 mil m².

• Início das atividades da Porto Seguro Corporate, visando o segmento de grandes empresas e captação de grandes carteiras (Run-offs). Foram realizados a partir de então 30 operações de captação de carteiras de automóveis de diversos bancos, num total de 600 mil itens segurados.

• I Concurso de Painéis Internos, tendo como tema a “Copa do Mundo”.

• Fechado acordo com a rede de estacionamentos “Estapar”. O convênio tinha o objetivo de dar proteção aos veículos e descontos aos segurados.

• Lançamento do cartão de crédito “Porto Seguro Visa Internacional”. Operado por Instituições Financeiras Terceirizadas e criado para oferecer, além dos benefícios de todos os cartões de crédito, uma série de vantagens adicionais, como o Porto Socorro e Central 24h de Atendimento.

• O “Porto Socorro” aprimorou o atendimento ao segurado, oferecendo um “kit lanche” composto de água e bolachas. Foi uma sugestão de um prestador de serviço para melhorar o atendimento aos segurados.

• Primeira homenagem aos funcionários pelo tempo de casa. O evento contou com palestra de Amyr Klink e um jantar de confraternização, além de entrega do “pin” de lembrança para os funcionários, que completaram 10, 15, 20, 25, 30 ou mais anos na Companhia.

1995

Neste ano, a Porto Seguro alcançou a 5° colocação no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos. Contava com 17 sucursais e 44 regionais, além de 2.797 funcionários em seu quadro.

• Substituição dos equipamentos de grande porte (Mainframes) que operavam na Porto Seguro, por computadores baseados em sistema operacional UNIX e bancos de dados gerenciados pelo Software Informix.

• Lançamento do Fundo de Investimentos Porto Seguro-Brasilpar. Uma parceria que apresentou dois produtos: um Fundo Mútuo de Investimentos em Ações e um Fundo de Investimentos em Commodities. A venda de cotas dos fundos foi realizada pelos Corretores de Seguros e que, a partir de um exame, puderam ser cadastrados como Agentes Autônomos de Investimento.

• Início das atividades da Porto Seguro Del Uruguay, com sede em Montevidéu. A operação iniciou-se com a carteira de automóveis.

• A Porto Seguro lança o “Carro Extra Porto Seguro”.

• É constituída a Porto Seguro Vida e Previdência S.A.

1996

A Porto Seguro ocupa o 4° lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos.

• Início da “Emissão por Telefone” e pagamento por meio de cartão ou débito em conta corrente.

• Lançamento do “Seguro Diferenciado por Perfil do Segurado”. Dependendo do perfil, o segurado poderia ter desconto de 15, 20 ou 25% no prêmio líquido do seguro.

• Lançamento do “Atendimento Eletrônico Porto Seguro”, inicialmente no departamento Sinistro Auto. O sistema permitiu a consulta da documentação necessária para abertura de processos, programação de pagamento, liberação para faturamento de oficinas e valor da franquia.

• Implantação do “Aviso de Sinistro Fonado”, utilizado para todos os sinistros dos ramos Automóvel e RCF por meio da Central 24h.

• Lançamento do “Auto Mais”, um programa de manutenção preventiva que a Porto Seguro criou com a parceria da rede Varga Serviços.

• Inaugurado o “Porto Seguro Online”, o site da Porto Seguro que tinha uma grande fonte de informação para segurados e não segurados.

• Lançamento do “Saúde Ocupacional”, um produto direcionado a atender a legislação trabalhista quanto a exames admissionais, periódicos e demissionais nas empresas.

• Criado o protocolo eletrônico que dispensava o protocolo físico de propostas.

1997

• Foi criada a Portopar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda., que passou a administrar as aplicações financeiras do Grupo.

• Lançamento do “Porto Print Windows”, utilizado para cálculos de Automóvel, Empresa, Residência, Condomínio, Previdência, Vida Individual, Saúde Individual, Saúde Pequenas e Médias Empresas e Saúde Empresarial.

• Lançamento do “Porto Seguro Serviços à Residência”.

• Implantação do Serviço “Porto Seguro Infochuva”, com o objetivo de prever, detectar e monitorar, em tempo real, a formação das chuvas que representavam riscos de alagamento em São Paulo.

1998

• Lançamento do “Porto Seguro Proteção Patrimonial”, dedicado a controlar a segurança de empresas e residências por meio de alarmes monitorados a distância.

• Implantado um sistema no qual os Corretores de Seguros poderiam montar uma página na Web para divulgar seus serviços dentro do site da Companhia.

• A Porto Seguro Consórcio lança o Consórcio de Imóveis para compra de imóvel residencial ou comercial, construção ou reforma.

• A Porto Seguro foi eleita a companhia seguradora “Mais Admirada” em pesquisa realizada pela Revista Carta Capital e pela consultoria InterScience. No total, foram consultados 1061 empresários de 449 empresas.

• Lançamento do “Check-up Férias” na Grande São Paulo. É um programa em que o segurado pode fazer uma revisão gratuita de vários itens do veículo para protegê-lo contra acidentes, ou falhas mecânicas na estrada durante as férias.

• Na Festa de Confraternização dos funcionários da Matriz, o tema foi “Visão 2005”.

• O Planejamento Estratégico de longo prazo resulta no elenco de objetivos denominado Visão 2005.

1999

• A Porto Seguro está em 3° lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos. Possui 18 sucursais e 90 regionais e conta com 3.654 funcionários.

• Inauguração de dois centros médicos localizados nas Regionais Nove de Julho e Pacaembu.

 

*A lista completa dos prêmios recebidos pela Companhia estão no link Conheça a Porto Seguro - Prêmios recebidos.  Clique aqui para visualizá-los.

2000

• Inauguração do “Portonline”, primeiro provedor de acesso à Internet exclusivo para os Corretores de Seguros.

• Lançamento da Emissão Online. Serviço pelo qual o corretor emitia apólices Auto, Residência, Vida Individual, Vida Profissional e Vida Educacional, via Internet, instantaneamente.

• Em consequência dos objetivos da Visão 2005, a diretoria foi ampliada pela promoção de gerentes com longo tempo de carreira na Companhia.

2001

• Lançamento do Auto Jovem, seguro de automóvel para jovens entre 18 e 24 anos, que oferece serviços como o curso de Direção Segura e descontos conforme perfil do segurado.

• Única Seguradora que figura na 5ª edição do guia Exame entre as 100 melhores empresas para se trabalhar.

• Lançamento do Carro + Casa. Foram agregados gratuitamente ao seguro do automóvel os serviços à residência do segurado.

2002

• Lançamento do Prêmio Porto Seguro de Fotografia. O prêmio foi criado para incentivar fotógrafos que, neste ano, tinham como tema o patrimônio cultural brasileiro e, em particular, o bairro de Campos Elísios.

• Lançamento do “Porto Seguro Odontológico Empresarial”.

• A Porto Seguro figura entre as “Marcas Mais Confiáveis”, pesquisa feita pelo Ipson-Marplan para a Revista Seleções.

• Em homenagem prestada pela Revista Seguros e Riscos, a Senhora Rosa Garfinkel recebe o título de “Mulher de Seguro da Década”.

• Implementação de uma rede de VOIP, ferramenta de comunicação econômica e rápida.

2003

• Lançamento do desconto por perfil do segurado também no “Porto Seguro Vida Individual” e “Vida Mais Simples”. Mulheres e não-fumantes são os principais beneficiados.

• Inauguração do primeiro “Centro Automotivo 24 horas” para atendimento a serviços emergenciais de mecânica, elétrica e borracharia.

• Estreia do “Teatro Móvel Carro+Casa” em uma carreta de 14 metros, onde foi construído o cenário de uma casa e encenada uma peça teatral denominada “Encontros”, baseada na crônica “O lixo”, de Luiz Fernando Veríssimo.

• A “Portoseg S.A. Crédito, Financiamento e Investimento” passou a oferecer financiamento e refinanciamento de veículos.

• Conquista do prêmio “Top of Mind 2003* – marcas de sucesso na categoria seguradoras”.

• É lançado o “Certificado de Procedência”. Um serviço que identifica a origem do veículo e detecta problemas estruturais, reparos mal executados, multas ou alienações e quaisquer restrições cadastrais do automóvel, serviço este que traz segurança para quem compra um carro e o valoriza para quem vende.

• No dia 28 de novembro foi assinado o contrato de compromisso de compra da Axa Seguros Brasil, que tem sede no Rio de Janeiro, e que passou a se chamar Azul Seguros a partir de 2004.

2004

• Implantação de um modelo inédito de transmissão de dados da Vistoria Prévia domiciliar por meio do Porto Palm. O vistoriador responsável pelo serviço enviava os resultados da vistoria do próprio local onde ela foi realizada e poderia visualizá-la em seguida pelo Corretor Online.

• A Porto Seguro passa a oferecer aos Corretores de Seguros que trabalham com a carteira Auto a possibilidade de agendar a Vistoria Prévia domiciliar do automóvel via internet por meio do Corretor Online.

• O Sr. Jayme Garfinkel recebeu o prêmio “Executivo de Valor”*, do jornal Valor Econômico, que homenageou os profissionais que tiveram o melhor desempenho em seus setores em 2003.

• A nova razão social da AXA Seguros é Azul Companhia de Seguros Gerais ou, abreviadamente, Azul Seguros. O vencedor do concurso para escolha do nome, ocorrido no período de 07 de abril a 15 de maio, foi o corretor Antonio Emílio Pereira Mota, da Mota Corretora, de São Paulo.

• A Porto Seguro lançou um produto exclusivo para equipamentos como notebooks, laptops, palmtops e handhelds com vistoria virtual via Internet.

• Lançamento da Campanha “Linha de Inspeção Veicular” que tem como objetivo conscientizar o motorista sobre a importância de garantir a segurança de seu veículo por meio da revisão gratuita de direção, alinhamento, suspensão e freios.

• A Porto Seguro conquista o troféu Ibest 2004*, maior premiação da internet brasileira, na categoria Seguradora, como melhor site de seguros do país.

• Lançamento do Projeto Conhecendo a Porto, cujo objetivo é abrir as portas da Cia. para que os filhos de funcionários conheçam o ambiente de trabalho, os colegas e as atividades dos pais.

• Abertura de capital e negociação de ações da Porto Seguro no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo em 22 de novembro. A empresa foi a primeira companhia de seguros a estrear no Novo Mercado da Bovespa.

• Lançamento da Campanha 333-PORTO, divulgando uma forma fácil para o segurado pedir nossos serviços pelo telefone.

2005

• Inauguração do primeiro Centro Automotivo no Rio de Janeiro.

• Dia 13 agosto aconteceu a inauguração da Casa Campos Elísios Melhor, um espaço destinado à geração de renda e educação para a comunidade do bairro de Campos Elísios.

• Dia 27 de agosto comemorou-se o 60º aniversário da Porto Seguro.

• A Porto Seguro recebeu o prêmio “As Grandes Sacadas de Marketing do Brasil”* na categoria serviços pela Campanha 333-Porto, concedido pelo Centro Nacional de Modernização.

• Fechamento do projeto da Visão 2005, concebido no planejamento estratégico de 1998 e que norteou os caminhos da Companhia e de seus colaboradores por sete anos.

2006

• Lançamento do Seguro exclusivo para Bares e Restaurantes.

• Novos benefícios para o seguro Residência: atendimento veterinário para cães e gatos, serviço de assistência técnica a computadores, limpeza de caixa d´água.

• Foram inauguradas 48 unidades dos CAPS (Centro Automotivo Porto Seguro).

2007

• Benefícios para consorciados de Automóvel. Vantagens e descontos em diferentes produtos e serviços, tais como: descontos em táxi, locação de veículos, instalação de película de proteção, restauração de para-choques, despachantes, instalação de som e acessórios, além de peças teatrais e restaurantes.

• Instituto de Promoção da Saúde: novo conceito de tratamento para doenças crônicas com instalações ocupando um andar no novo edifício do Hospital Santa Catarina em São Paulo.

• Lançamento da Nova Marca em forma de vela para sugerir movimento na cor azul. Foi feita uma apresentação para funcionários, prestadores e Corretores de Seguros antes do lançamento oficial ao mercado.

• Lançamento do Cartão Porto Seguro Visa operado pela financeira Portoseg.

• Início do Programa de Coleta Seletiva Porto Seguro nos prédios da Matriz e Sucursais da Grande São Paulo. Nos 35 Centros Automotivos Porto Seguro da Grande São Paulo, iniciamos a coleta das sucatas automotivas.

2008

•Novas coberturas no Porto Seguro Saúde: as empresas que contrataram o Porto Seguro Saúde passaram a contar com as coberturas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

• Porto Seguro Agrícola: Seguro que indeniza danos provocados por granizo às safras de frutas.

•Visando a preservação do meio ambiente, agilidade no atendimento e qualidade de vida, a Porto Seguro lançou o serviço Bike Socorro. Ciclistas realizam o atendimento aos segurados Auto em caso de socorros que possam ser solucionados no local, sem a necessidade de remoção, como: troca de pneu, falta de combustível, carga de bateria, pane simples, entre outros. A utilização de bicicletas para atendimento contribui para a redução de gá carbônico (CO2), principal poluente lançado na atmosfera pelos automóveis.

2009

• Associação com o Banco Itaú para controle da Companhia Itaú Auto e Residência.

• Reformulação Porto Vias: o serviço do Porto Seguro Auto informa em tempo real qual é o melhor trajeto entre caminhos previamente cadastrados.

• Lançamento da Campanha Trânsito mais Gentil – campanha publicitária que incentiva os motoristas a evitar atitudes agressivas e valorizar uma postura mais tolerante no trânsito.

• Lançamento do Porto Vias, um portal de trânsito com diversos recursos para auxiliar motoristas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, clientes e não-clientes, a encontrarem os melhores caminhos para os trajetos do seu dia-a-dia.

2010

• Centros de Atendimento Rápido (CAR): segurados passam a contar com uma estrutura para garantir comodidade na hora de solucionar um sinistro. São mais de 40 unidades em todo o país.

• Lançada a Felisa; bicicleta elétrica da Porto Seguro desenvolvida para propor alternativas de transporte não poluentes.

• Campanha Central de Conveniência – campanha para informar aos clientes Porto Seguro Visa que eles contam com profissionais especializados em reformas e serviços para residência. O orçamento é gratuito e a reforma ou o serviço pode ser pago em até 4 vezes sem juros no cartão.

• Campanha Porto Seguro Acidentes Pessoais Viagem - campanha para divulgar o novo produto para proteger os segurados em suas viagens nacionais e internacionais. Veiculação em rádios e pela internet.

• Gestão de resíduos automotivos - Implantação de um sistema de gerenciamento de resíduos automotivos dos Centros Automotivos Porto Seguro. Os resíduos perigosos são reciclados e/ou destinados para processamento, reduzindo os impactos ambientais.

• Reformulação Porto Vias: o serviço do Porto Seguro Auto informa em tempo real qual é o melhor trajeto entre caminhos previamente cadastrados.

2011

• Reformulação dos textos da Missão e Filosofia da Porto Seguro, preservando a essência dos valores revisados que nortearam a Cia., desde a primeira versão criada em 1987 até os dias atuais. Foi apresentada a todos os funcionários por meio de mais de 100 workshops.

• Término da construção do Data Center, edifício que abriga a estrutura de servidores, geradores, equipamentos de rede e telefonia, dentre outros sistemas. O prédio foi construído dentro dos padrões mais elevados de tecnologia e confiabilidade. Projetado para suportar a expansão da área de informática até 2020.

• Início das obras do edifício Barão de Piracicaba – Torre B, que será interligado ao Barão de Piracicaba (torre A). Com 50 mil metros quadrados de área construída, o prédio tem capacidade para comportar cinco subsolos, 680 vagas de estacionamento e mais 11 pavimentos para cerca de 2.200 pessoas.

• Campanha Trânsito + Gentil – campanha publicitária que incentiva os motoristas a evitar atitudes agressivas e valorizar uma postura mais tolerante no trânsito. Assim, é concedido um desconto (5%) para os segurados que tem zero ponto na carteira. Teve início na região Metropolitana de São Paulo e foi estendida para o Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina.

• Campanha Porto Vias – campanha para informar aos clientes e não clientes sobre o serviço que oferece informações em tempo real sobre o trânsito. A veiculação aconteceu em rádio, televisão e internet nas regiões da Grande São Paulo e região metropolitana do Rio de Janeiro.

2012

• Lançamento do Porto Seguro Serviços Avulsos, produto que reúne uma série de serviços que podem ser contratados de forma avulsa por segurados ou não segurados da Porto Seguro. Os serviços são solicitados por meio de um televendas 24 horas e os interessados podem contratar um ou mais serviços por vez.

• Lançamento do Porto Seguro Capitalização, administradora de títulos de capitalização que atua nas modalidades tradicional e incentivo. O PortoCap aluguel é um título de capitalização como alternativa na hora de alugar um imóvel comercial ou residencial, dispensando análise de crédito ou comprovação de renda. O PortoCap Incentivo é uma opção prática para as empresas realizarem promoções e ações de incentivo com sorteios de prêmios.

 

*A lista completa dos prêmios recebidos pela Companhia estão no link Conheça a Porto Seguro - Prêmios recebidos.  Clique aqui para visualizá-los.